Record (Portugal)

Arrancou a festa em clima de união

- J.M.

A cerimónia de abertura da 23ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno realiza-se apenas amanhã, mas Pyeongchan­g, a 3h30 de carro da capital Seul, na Coreia do Sul, já vai sendo por estes dias o centro de todas as atenções para os amantes de desportos de inverno.

Os treinos oficiais para as mais diversas modalidade­s arrancaram ontem, mas a competição começa oficialmen­te hoje, com a primeira jornada da fase de grupos do curling misto, uma estreia no programa olímpico.

Os Jogos de Pyeongchan­g estão a ser marcados por um surpreende­nte clima de total pacifismo entre as duas Coreias, que foi ontem celebrado por Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacio­nal, que lembra que as duas nações vão desfilar juntas na cerimónia de abertura. “Espero um grande espetáculo! Não conheço pormenores, se conhecesse também não poderia revelá-los, mas sei que o desfile conjunto das duas Coreias será o momento da cerimónia”, revelou. Entretanto, a Coreia do Norte revelou ontem que Kim Yo- jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, vai deslocar-se até à Coreia do Sul nos próximos dias, tornando-se no primeiro elemento da família a viajar ao país vizinho, em mais um sinal da aproximaçã­o que tem sido feita entre as duas nações.

Filha de Trump também vai

Nuns Jogos Olímpicos de Inverno muito marcados por temas políticos, a presença dos Estados Unidos, que mantêm relações (muito) tensas com a Coreia do Norte, é outro dos pontos de interesse da prova.

A Casa Branca já havia anunciado que o vice-presidente Mike Pence marcaria presença na cerimónia de abertura, mas ontem foi feito o anúncio surpresa de que será Ivanka Trump, a filha mais velha do presidente Donald Trump, a representa­r a nação na cerimónia de encerramen­to. Ivanka, de 36 anos, é igualmente assessora do seu pai no gabinete da presidênci­a. Os Estados Unidos não rejeitam encontrar-se com dirigentes norte-coreanos mas garantem não haver qualquer reunião marcada. *

 ??  ?? PRONTO. Está tudo a postos em Pyeongchan­g
PRONTO. Está tudo a postos em Pyeongchan­g

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal