Record (Portugal)

A crise (?) do Sporting

OS PROFETAS DA CRISE VIERAM BATER À PORTA ERRADA. A CRISE MORA NOUTRA PORTA, AS SUSPEITAS E OS INCÓMODOS PAIRAM SOBRE OUTRO EMBLEMA, OS PROCESSOS E OS ARGUIDOS ESTÃO NOUTRO CLUBE

- Rui Calafate Consultor de comunicaçã­o Texto escrito na antiga ortografia

Na segunda-feira, consegui arranjar um tempo para ir à Cinemateca ver o ‘Carnal Knowledge’ do Mike Nichols. É um tempo também de distância do mundo porque ali na sala o meu telemóvel não tem rede e não há tentação para espreitar o que se passa. Quando saí, encontro à porta de um café um grande amigo belenense que me convida a entrar. Nas duas televisões do local, leio no rodapé “crise no Sporting”.

Os pupilos de Jorge Jesus tinhamperd­ido, semGelsone Bas Dost, no Estoril.

Tudo tentaram mas, e sem mencionar o vento que é uma desculpa risível, não podemos tirar o mérito à equipa de Ivo Vieira, que se superioriz­ou. No entanto, tínhamos ganho no atletismo, em masculinos e femininos, a Taça dos Clubes Campeões Europeus de crosse, lembrando as proezas antigas de Lopes, Mamede, Canário e todos os outros talentos que admirei no passado.

Pensei: perdeuo presidente legitimida­de depois de hápoucos meses ter ganho eleições com quase 90 por cento dos votos?

Não. O Sporting está fora de todas as competiçõe­s? Não. Está o clube mal nas modalidade­s e formação? Não. Há salários em atraso? Não. Há bancos e forne- cedores a morderem os calcanhare­s por falta de pagamentos? Não. Há passes de jogadores a serem vendidos por tuta e meia, como num triste passado recente, para acorrer a despesas? Não.

Portanto, os profetas da crise vieram bater à porta errada.

A crise mora noutra porta, as suspeitas e os incómodos pairam sobre outro emblema, os processos e os arguidos estão noutro clube. Agora, que houve um momento no Sporting que podia ter sido evitado, isso todos concordamo­s. Julgo que este não era o tempo para introduzir temas que podiam ser fracturant­es e que poderiam ser – e foram – aproveitad­os pelos media e pelos rivais para distraírem e varrerem para debaixo do tapete os seus problemas.

Apróxima AGleonina não terá grande história.

Bruno de Carvalho irá arrasar porque, na generalida­de, apesar de alguns excessos de vocabulári­o dos quais se devia resguardar, os sportingui­stas estão satisfeito­s e mantêm a confiança no seu trabalho. Uma nuvem passou, mas não a tomemos por Juno. Caíram uns chuviscos, mas estamos na luta para ganhar tudo e em todas as modalidade­s. E num clube, no deve e no haver é só isso que conta: vitórias, conquistas e troféus.

PS: Oportuna e excelente a entrevista de Pedro Proença a Record. Gostei do seu zelo em pretender eliminar o muito barulho que existe em torno do futebol e que só o prejudica. E com generosida­de reconheceu o excelente trabalho da RTP e do sponsor CTT nas últimas edições da Taça da Liga. Uma competição que começa a ganhar credibilid­ade e a movimentar o interesse das pessoas e de todos os clubes, que vêem ali um enorme potencial, para lá da honra de uma conquista, de obtenção de mais receitas.

BRUNO DE CARVALHO IRÁ ARRASAR NA PRÓXIMA AG. OS SPORTINGUI­STAS ESTÃO SATISFEITO­S

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal