Record (Portugal)

OU VAI OU RAFA

EXTREMO TITULAR CINCO MESES DEPOIS EM NOVO ATAQUE À LIDERANÇA

- FILIPE PEDRAS E FLÁVIO MIGUEL SILVA

“Jogadores podem passar do anonimato a ter um grande impacto na equipa”

ANEGOCIAR ÁGUIAS OBRIGADAS AR COM A IGREJA PARA AMPLI CENTRO DE ESTÁGIO

prepara-se para voltar a ser titular pelo Benfica, quase seis meses depois do seu último contributo nesta condição em jogos do campeonato. O avançado tem sido quase sempre a ‘sombra’ de Salvio no lado direito do ataque e aproveita agora a lesão do argentino para agarrar o lugar no onze, com o intuito também de ajudar o Benfica a assumir a liderança isolada da Liga, ainda que possa ser apenas à condição –o FC Porto só joga amanhã em Chaves, enquanto o Sporting entra em campo duas horas depois dos azuis e brancos (18 horas).

De resto, nesta temporada, Rafa apenas foi titular por uma ocasião no campeonato. Aconteceu a 26 de agosto de 2017, à 4ª jornada, aquando da visita dos tetracampe­ões nacionais ao reduto do Rio Ave (1-1). Para encontrar uma sequência de dois jogos seguidos do campeão europeu com a camisola da águia é preciso recuar a 2016/17, a primeira temporada ao serviço dos encarnados. Rui Vitória fez do conterrâne­o alverquens­e aposta recorrente na busca pelo 36º título nacional do Benfica, tendo Rafa atuado nas jornadas 29 e 30 como titular. O futebolist­a, de 24 anos, e segunda contrataçã­o mais cara da história do clube (16,4 milhões de euros) tem em Portimão nova oportunida­de depois de até ter tido uma fase menos fulgurante já em 2017/18. O ex-Sp. Braga chegou a nem ser sequer opção para o banco entre as nona e 12ª jornadas e acabou por ser apontado à saída da Luz.

De prescindív­el a titular, Rafa é uma arma no Municipal de Portimão para ver os encarnados cumprirem a ‘tradição’. A analisar o histórico entre o Benfica e o Portimonen­se, o normal é que as águias de lá saiam com os três pontos. Em 14 partidas disputadas na casa dos algarvios, apenas em duas ocasiões - que redundaram em empates (ver quadro ao lado) - os encarnados não venceram. A primeira vez que tal sucedeu foi há quase 33 anos, com o nulo a imperar na temporada 1984/85. Desde então, o Benfica conta por vitórias os seis duelos realizados. *

O INTERNACIO­NAL PORTUGUÊS CHEGOU A NEM SER CONVOCADO POR RUI VITÓRIA E GANHA AGORA NOVA VIDA NO PLANTEL

 ??  ?? CENTRAL LUCAS PREVENIDO “Parar Jonas é muito importante”
CENTRAL LUCAS PREVENIDO “Parar Jonas é muito importante”
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal