Record (Portugal)

SOBREVIVEN­TE DE BRONZE

- JOSÉ MORGADO

MarkMcMorr­is esteve àbeiradamo­rte há11 meses, mas não desistiu e foiao pódio naCoreia

uma daquelas histórias que torna o olimpismo especial: Mark McMorris, um jovem canadiano de apenas 24 anos, brilhou ontem ao conquistar a medalha de bronze na prova de slopestyle de snowboard dos Jogos Olímpicos de Pyeongchan­g, apenas 11 meses depois de ter tido um acidente grave, que esteve perto de lhe tirar a vida.

Em março de 2017, enquanto treinava, McMorris bateu de frente contra uma árvore e demorou quase 1h30 a ser resgatado. O canadiano fraturou o maxilar, o bra- ço esquerdo, várias costelas e teve ainda uma perfuração no pulmão, que o deixaram em risco de vida e agarrado a uma cama de hospital durante algumas semanas. Número um mundial da sua modalidade na altura, McMorris escapou do acidente, temeu nunca mais voltar a competir, mas foi capaz de contrariar o destino e voltar a subir ao pódio nuns Jogos Olímpicos, depois de também já ter sido bronze em Sochi’2014.

A prova de slopestyle ficou ainda marcada por um feito histórico, com Red Gerard, de apenas 17 anos, a conquistar o ouro, tornando-se o mais jovem medalhado da história do snowboard e o segundo mais jovem de sempre em Jogos Olímpicos de Inverno. Só o mítico saltador finlandês Toni Nieminen, em 1992, chegou ao lugar mais alto do pódio com uma idade ainda mais prematura.

“Nem consigo acreditar nisto, é de loucos. Estou a tremer, não sei se do frio, se da emoção. Chegar ao pódio já seria incrível, mas terminar em primeiro é inacreditá­vel”, confessou o jovem nascido no Ohio no final da prova. *

CANADIANO BATEU CONTRA UMA ÁRVORE EM MARÇO DE 2017, FRATUROU OSSOS E PERFUROU O PULMÃO

 ??  ??
 ??  ?? NOTÁVEL. Canadiano mudou a sua vida em 11 meses
NOTÁVEL. Canadiano mudou a sua vida em 11 meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal