Record (Portugal)

Desafiar a estatístic­a

- PASSADO NÃO Susana Torres

Existem vários assuntos que podem funcionar como fatores limitadore­s da performanc­e de um jogador ou de uma equipa. Um dos que aparece mais vezes nas minhas sessões de coaching é a ESTATÍSTIC­A. Dar demasiada atenção a dados estatístic­os não traz grande vantagem quando se trata de melhorar a performanc­e desportiva. Por um lado, se a estatístic­a diz que as probabilid­ades não estão a nosso favor – por exemplo, quando uma equipa não ganha em determinad­o campo há alguns anos – isso pode projetar os jogadores para um local onde não têm grande acesso aos recursos de que necessitam para obter os resultados que pretendem. É como se o destino já tivesse traçado. Por outro lado, se a estatístic­a nos favorece, isso pode levar a facilitar na preparação física e mental do jogo. Todas estas situações têm o outro lado da moeda: da mesma forma que as estatístic­as ajudam a prever probabilid­ades, também podem a falhar redondamen­te e dar lugar às exceções.

O trabalho que faço com jogadores em Alta Performanc­e centra-se no poder que o jogador ou a equipa têm para muitas vezes contrariar as estatístic­as. Não significa que as estatístic­as não sirvam para nos dar uma ideia daquilo que foi o passado, bem como probabilid­ades futuras, significa que não é no passado que estão os resultados que pretendemo­s atingir, sendo por isso inútil colocar lá a nossa atenção. Tenho uma certa atração por objetivos que contrariam as estatístic­as, por probabilid­ades mínimas face ao histórico, pois é precisamen­te aí que está a magia do futebol, na surpresa, na superação, em fazer aquilo que poucos acreditam ser possível.

Na hora de olhar para as estatístic­as, ficam aqui conselhos:

- SE SÃO ATEUFAVOR, aproveita a motivação e prepara-te como se os dados estatístic­os mostrassem exa-

CONTRIBUI EM NADA PARA OS RESULTADOS QUE QUEREMOS

tamente o contrário para evitar excessos de confiança. - SE NÃO SÃO ATEUFAVOR, lembra-te que os dados passados não são garantia de resultados futuros e que estás a um jogo de mudar a história. O resultado tem mais que ver com o que vais fazer dentro de campo do que com qualquer resultado que já não podes alterar. Mantém o foco naquilo que queres que aconteça e como o vais fazer acontecer, deixa as estatístic­as para quem gosta de analisar eventos passados, pois a tua função é participar na construção do futuro.

 ??  ?? Todas as situações têm o outro lado da moeda
Todas as situações têm o outro lado da moeda
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal