Record (Portugal)

ÍLHAVO HOMENAGEIA HERÓIS

- ADÉRITO ESTEVES

Sonho do Illiabum prolonga-se mas atletas não esquecem o custo da conquista da Taça

Dentro de alguns anos, quando se estiver a recordar a conquista que o Illiabum alcançou no domingo, ao vencer a primeira Taça de Portugal do seu historial, será da alegria dos jogadores, da festa dos adeptos e do inesperado do triunfo diante do todo-poderoso Benfica que quase todos se vão lembrar. Mas se uma conquista desta importânci­a é feita de alegria, festa e sorrisos, por detrás há, muitas vezes, histórias de superação que se perdem na bruma da memória de todos, exceto daqueles que a viveram.

E é por isso que as palavras de Marko Loncovic, ontem, a Record, ganham maior relevância. Num momento que podia ser apenas de festa, o jogador nascido em Montenegro fez questão de salientar aquilo que só quem está por dentro sabe. “Esta vitória tem um sabor ainda mais especial pelas dificuldad­es que temos tido ao longo da balho mesmo. Fizemos história no clube e nesta cidade, mas quem dá mais valor a esta conquista somos nós, os jogadores, que sabemos as dificuldad­es por que passámos para ganhar este troféu com três estrangeir­os e quatro putos.” A mesma ideia é partilhada por Augusto Sobrinho, capitão de equipa, que assumiu “um sentimento de enorme orgulho ter levantado a Taça”. “Orgulho, principalm­ente, desta equipa de jo- vens, mas de caráter forte, que nunca deixaram o clube quebrar”, elogia o jogador, que venceu a prova pela quarta vez, depois de três conquistas pelo FC Porto. Quem também mereceu palavras sentidas do capitão dos ilhavenses foi o homem que liderou a formação e que “foi enorme”: “Foi ele que nos fez acreditar, levou-nos ao limite das nossas capacidade­s, o que deu este resultado.”

Quanto ao técnico, apesar do “ar de mauzão que gosta de dar”, palavras de Augusto Sobrinho durante a homenagem que a Câmara de Ílhavo prestou ontem à equipa [ver texto ao lado], era um homem satisfeito. “Acho que ainda não temos a perceção do que conseguimo­s”, notou, assumindo que este seu primeiro título como treinador em Portugal o marcou, “principalm­ente pela forma como as pessoas sentiram a vitória e como agradecera­m por ela”. *

 ??  ?? CONSAGRAÇíO. Capitão Augusto Sobrinho exibe troféu com o edil Fernando Caçoilo
CONSAGRAÇíO. Capitão Augusto Sobrinho exibe troféu com o edil Fernando Caçoilo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal