Record (Portugal)

Deixem-me sonhar!

-

OS MEUS AMIGOS ENVIARAM-ME VÁRIAS MENSAGENS DEPOIS DA DERROTA DE PORTUGAL COM A HOLANDA. RECORDEI-OS QUE ERA APENAS UM PARTICULAR E QUE TEMOS O ‘BICHO’ CRISTIANO DO NOSSO LADO

pelos meus amigos espanhóis. “Português, pelo o que vi ontem de Portugal com a Holanda, e com este futebol espetacula­r, maravilhos­o e galáctico que acabo de ver da ‘Roja’ tens de estar a tremer. Hoje vais ter o teu primeiro pesadelo com a seleção espanhola, porque já sabes o que poderá acontecer no primeiro jogo do Mundial entre Espanha e Portugal: seres humilhado e goleado como foi esta noite a Argentina.” A brincadeir­a de todos eles ia dentro desta linha e eu respondia: “Ontem e hoje foram jogos AMIS-TO-SOS.”

“Sabem quantos jogos oficiais perdeu Portugal desde que o nosso selecionad­or Fernando Santos esta à frente da Seleção? Simplesmen­te dois: um foi na Suíça e o outro foi na Taça das Confederaç­ões com o Chile e nos penáltis – e como vocês sabem por expe- riência própria, porque foram muitas vezes eliminados desta maneira nas grandes competiçõe­s, um jogo decidido nos penáltis é uma lotaria e tudo pode acontecer. Por esta razão a minha Seleção na hora da verdade e nos últimos três anos e meio só perdeu um jogo oficial nos 90 minutos regulament­ares. Somos campeões da Europa”, acrescente­i. Dois destes meus amigos são do Real Madrid e fui para ‘cima’ deles. “Nos últimos quatro anos ganharam três vezes a Champions League e o grande culpado e protagonis­ta destes êxitos incríveis que conseguira­m foi o vosso número 7, porque é o melhor jogador do Mundo. Quando está bem fisicament­e nunca falha. Como se costuma dizer ele ganha jogos e títulos sozinho. O vosso mito, lenda e deus joga no Real Madrid mas não é espanhol, que eu saiba é português. Como vão conseguir dormir na véspera do jogo entre Espanha e Portugal sabendo que o vosso deus naquele dia passa a ser vosso inimigo? Sabem melhor que ninguém se o ‘Bicho’ está nos seus dias ninguém pode pará-lo. Podem ter os melhores defesas do Mundo, como por exemplo Sergio Ramos, Piqué, Carvajal ou Jordi Alba, entre outros, que dará igual, porque o nosso deus português destruirá todos”, atirei.

Como nos dois minutos seguintes nenhum deles me respondeu, continuei: “Ficaram todos sem bateria? Nenhum de vocês responde? Ou esta noite já vão ter pesadelos com o Cristiano?”Já passava da meia-noite e as respostas foram: “Hasta mañana, portugués, duerme bien.” Estavam eufóricos depois do 6-1, bemdispost­os, quiseram brincar, mas esqueceram-se que o Cristiano Ronaldo é português, e nenhuma equipa ou seleção do Mundo quer ter o ‘Bicho’ como adversário. O nome do Cristiano mete respeito, medo e pânico a qualquer rival e ele é nosso. Um jogo amigável perto de uma grande competição é importante para o selecionad­or tirar dúvidas mas não passa de um A-MI-GÁ-VEL. Os jogadores querem sempre ganhar, mas para mim o resultado nestes jogos é totalmente secundário, pelo que não dei qualquer importânci­a à derrota com a Holanda. O importante é que o Cristiano Ronaldo, e a maioria dos outros heróis que foram campeões da Europa em França, os jovens craques, que estão preparados para a guerra e que já são uma grande mais-valia para a nossa Seleção – como por exemplo Bernardo Silva, Gelson, André Silva ou Gonçalo Guedes – cheguem todos no seu melhor nível físico e sem lesões à Rússia para os jogos da verdade, a sério e a doer. Com o meu otimismo e com o selecionad­or que temos, o mestre Fernando Santos, já comecei a sonhar com o título. Se no primeiro jogo com Espanha vir que todos os nossos craques estão bem de saúde e no seu melhor nível de forma muito mais sonharei e acreditare­i que Portugal pode ser campeão do Mundo.

Por isso, a todos os meus amigos espanhóis, italianos, franceses, ingleses e japoneses, apenas digo o mesmo que ouvi de José Torres antes do épico jogo com a Alemanha de 1985: deixem-me sonhar!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal