Record (Portugal)

Conhecimen­to local é uma realidade

-

Ninguém em Albufeira consegue passar indiferent­e à realização da Festa. Nem os estrangeir­os, muitos dos quais, perante tanta juventude a passar a pé pelas principais artérias da cidade antes da cerimónia de abertura, chegam a equacionar que se trata de algo relacionad­o… com os Jogos Olímpicos!

Para os locais, naturalmen­te, essa dúvida não se coloca. Esta é a sétima vez que a Festa se realiza na sua cidade, depois de ter ‘morado’ em Portimão durante os primeiros cinco anos. A maioria sabe do que se trata e, claro, tem um gostinho especial pelo basquetebo­l ou não fosse esta uma modalidade com forte tradição em Albufeira, terra do histórico Imortal que, nem de propósito, carimbou recentemen­te o regresso ao principal escalão do basquetebo­l nacional, após ganhar a fase inicial da Proliga. Mas espectador­es particular- mente atentos das primeiras horas de mais uma edição da Festa foram os familiares dos participan­tes. Orgulhosos, não paravam de tirar fotografia­s, filmar tudo o que considerav­am relevante e, claro, aplaudir a passagem da ‘sua’ região, com destaque para o escalão onde constavam os jovens que os levaram a tirar uns dias de férias e rumar a sul.

Perante uma ‘invasão’ tão grande, os comerciant­es esfregavam as mãos e procuravam atrair as atenções dos visitantes, principalm­ente para os muitos restaurant­es disponívei­s. E como já se aproximava a hora do jantar, a maioria acabou seduzida pelas propostas animadoras, muitas das quais anunciadas por estrangeir­os e em inglês. Mas, isso, convenhamo­s, já não é novidade para ninguém. Infelizmen­te... dizem os portuguese­s. *

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal