Record (Portugal)

JESUS REFORÇA MEIO-CAMPO

WILLIAM E BATTAGLIA DE NOVO JUNTOS COM BRUNO FERNANDES

- ALEXANDRE MOITA

Jorge Jesus equaciona mudar o sistema de jogo (4x4x2) e optar por um meio-campo reforçado com o At. Madrid, na 1ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa. O nosso jornal sabe que essa é uma forte hipótese para amanhã e que a William Carvalho – que recentemen­te recuperou de uma lesão muscular na coxa esquerda e vai voltar a ocupar a posição mais recuada do meio-campo – devem juntar-se Rodrigo Battaglia e Bruno Fernandes.

A ideia do treinador é simples: reforçar a zona intermediá­ria perante o grande poderio da formação colchonera e ao mesmo tempo equilibrar as forças nessa zona do terreno, até porque por norma o At. Madrid atua com 3 jogadores no meio-campo. O treinador do Sporting pretende uma equipa compacta, com segurança a nível defensivo, até porque uma das chaves da eliminatór­ia vai estar certamente relacionad­a com os golos sofridos. E nesse particular, os leões têm um registo amplamente negativo, pois sofreram sempre golos fora de casa, em desafios referentes às competiçõe­s europeias.

Fórmula Champions

A ideia de fortalecer o miolo não é nova e na verdade já foi testada por diversas vezes esta temporada, em particular nos jogos da Liga dos Campeões, aqueles em que, por norma, a equipa leoni-

ESQUEMA TEM SIDO UTILIZADO EM JOGOS DE DIFICULDAD­E MAIS ELEVADA COM O INTUITO DE DAR EQUILÍBRIO À EQUIPA

na encontra dificuldad­es acrescidas.

Em Atenas, no primeiro jogo na fase de grupos da Liga dos Campeões frente ao Olympiacos, Jorge Jesus testou precisa- mente essa solução e foi Battaglia a jogar ao lado de William Carvalho e Bruno Fernandes. O resultado foi 3-2 para o Sporting, naquele que foi o único triunfo fora na fase de grupos da prova milionária.

Em Turim, com a Juventus, sucedeu exatamente a mesma coisa e com os mesmos protagonis­tas. Jesus lançou igualmente um meio-campo com três unidades, com Battaglia e Bruno Fernandes mais à frente de William Carvalho. A exceção deu-se em Camp Nou, frente ao Barcelona. Não que o treinador leonino não tenha optado por um miolo mais reforçado – porque na verdade William jogou ao lado de Battaglia e Bruno Fernandes – mas porque estrutural­mente a equipa jogou com 5 defesas (Ristovski, Piccini, Coates, Mathieu e Acuña), uma solução já testada por Jorge Jesus em diversas ocasiões.

Na Liga Europa, já houve dois cenários: um em Astana e outro em Plzen. No Cazaquistã­o, Jesus utilizou na mesma o 4x4x2 padrão, e na República Checa introduziu Battaglia ao lado de Petrovic (William estava a cumprir castigo, tal como Coates) com Bruno Fernandes mais à frente. Agora, o treinador prepara-se para lançar a mesma fórmula da Champions, pois o adversário é de grande calibre. *

 ??  ??
 ??  ?? ONZE. William volta à equipa em meio-campo reforçado
ONZE. William volta à equipa em meio-campo reforçado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal