Record (Portugal)

PARA ESTANCAR A CRISE

Bruno de Carvalho goza licença de paternidad­e. André Geraldes e Jorge Jesus ficam com o futebol; Carlos Vieira assume a gestão

- BERNARDO RIBEIRO E VÍTOR ALMEIDA GONÇALVES

A tempestade parece longe do fim, mas a primeira trégua após cinco dias de conflito aberto permitiu ontem à direção do Sporting traçar um plano para tentar controlar os efeitos da crise e criar condições para umfinal de época menos doloroso. Bruno de Carvalho e os dirigentes e apoiantes próximos procuram repor a normalidad­e possível, comumaestr­atégia que assenta, em primeiro lugar, no... silêncio. O sinal foi dado pelo próprio presidente, ao retirar-se do Facebook; a medida de reserva, no entanto, foi alargada aos demais elementos do conselho diretivo. Emsimultân­eo, de forma a salvaguard­ar a equipa, a gestão direta do futebol ficará temporaria­mente sob alçada direta do ‘team-manager’ André Geraldes e do treinador Jorge Jesus. O distanciam­ento pontual de Bruno de Carvalho será extensível a outras pastas, como a financeira, que Carlos Vieira continuará a garantir. Segundo Record apurou, apesar destes ajustes, o plano de contingênc­ia não pretende esvaziar a ação do presidente, no sentido de forçar umasaída. BdC não quer desligar-se da realidade do clube num momento crucial, pelo que ficará para assumir as responsabi­lidades e dar a cara, perante a maior vaga de contestaçã­o desde que foi eleito. Ainda assim, e tendo sido sensível à opinião de vários conselheir­os, o líder leonino deverá mesmo gozar a licença de paternidad­e a que tem direito, na sequência do nascimento da terceira filha, na 2ª feira à noite.

Contactos

A estrutura e o núcleo duro de Bruno de Carvalho estão, emparalelo, a trabalhar um acordo com o plantel, que implica não um pedido de desculpas mas cedências mútuas. As negociaçõe­s estão em curso e já vários jogadores terão manifestad­o interesse em pacificar o ambiente. A principal consequênc­ia pode ser a retirada dos processos disciplina­res ou os mesmos serem reduzidos a multas simbólicas. Há aspetos por definir mas não está excluída a hipótese de ser alcançado um entendimen­to hoje.

Antes do jogo com o Paços de Ferreira, sabe Record, foi Jorge Jesus quem pediu a Bruno de Carvalho que anulasse as suspensões preventiva­s, de forma a poder contar com todos os jogadores.

AG DE DESTITUIÇíO CONTINUA SOBRE A MESA. CONSELHO FISCAL E DISCIPLINA­R REUNIU-SE ONTEM AO FINAL DA TARDE

Pressões

Enquanto uma parte da nação sportingui­sta critica a atuação de Bruno de Carvalho, não falta tam- bém quem considere que Jaime Marta Soares se terá precipitad­o ao pedir a saída do presidente. O responsáve­l da mesa da AG tem sido fortemente pressionad­o a recuar na sua posição, e a verdade é que dentro dos órgãos sociais não tem encontrado o apoio que esperava, desde logo do Conselho Fiscal e Disciplina­r, que se reuniu ontem ao final da tarde. Marta Soares pondera avançar para uma assembleia geral de destituiçã­o mas... faltam candidatos que travem o vazio de poder. Como Record noticiou ontem, continua em aberto um volteface em toda a polémica. *

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal