Record (Portugal)

FINAL COM SABOR A ANOS 90

- ANA PAULA MARQUES BENFICA SPORTING

Sporting e Benfica iniciam hoje playofff do título. Há reencontro­s mais de 20 anos depois

Mais de um mês depois de terem assegurado a presença na final do playoff da Divisão de Elite, Sporting e Benfica dão início hoje à última caminhada rumo ao título. Os leões procuram o sexto, as águias o oitavo, num duelo a decidir à melhor de cinco jogos. Para além de ser mais um dérbi, entre muitos outros que animam o desporto nacional em várias modalidade­s, o que só por si já é um motivo de grande interesse, o Sporting-Benfica em voleibol reedita antigos confrontos, nomeadamen­te da década de 90. Há, nas atuais equipas, elementos que já estavam nos plantéis há mais de 20 anos. O Benfica de agora é dirigido no banco por José Jardim e Nuno Brites, antigos jogadores das águias; já no Sporting há um nome incontorná­vel do passado e do presente: Miguel Maia. O distribuid­or, agora com 46 anos – faz 47 no dia 23 deste mês, um dia depois de o Sporting poder PLAYOFF festejar o título –, foi o grande impulsiona­dor do regresso dos leões, após mais de duas décadas de ausência. Mas Maia não é o único que ‘regressou’ a Alvalade. Wagner Silva e Miguel Soares, ambos na estrutura técnica, também vestiram a camisola do Sporting nos anos 90, anos de ouro do voleibol leonino, com a conquista de três dos seus cinco títulos nacionais.

Há favoritos?

O playoff final começa hoje com o duelo na Luz, seguindo-se dois jogos no Pavilhão João Rocha. O Sporting, na qualidade de ‘campeão’ da primeira fase, terá o fator casa nos jogos que poderão dar o título (3º e 5º).

Os leões levaram a melhor nos dois jogos do campeonato na 1ª fase (3-1, em casa, e 3

2 na Luz), sendo que as águias derrotaram o adversário na 1ª eliminatór­ia da Taça de Portugal, que viria a conquistar. Pese embora terem ganho a 1ª fase, com duas vitórias sobre o rival, em Alvalade não se esquece o percurso do Benfica nos últimos OS TÍTULOS 1980/81 1990/91 2004/05 2012/13 2013/14 2014/15 2016/17 anos. “É um adversário forte. Nos últimos 10 anos, esteve sempre na final. Por isso, esperamos dificuldad­es”, frisou o técnico Hugo Silva ao site dos leões.

O respeito pelo valor do adversário também vem da Luz. “Sabemos que é uma equipa muito poderosa, com um investimen­to muito forte”, sublinhou o treinador dos atuais campeões nacionais José Jardim à televisão do clube. Mas o que cada equipa quer está bem definido. “É uma final. No Sporting temos de lutar até ao fim para conquistar­mos a vitória”, disse Silva.

“A nossa equipa também é excelente, com jogadores bastante experiente­s, com muita ambição”, considerou Jardim. * 1953/54 1955/56 1991/92 1992/93 1993/94

 ??  ?? ONTEM E HOJE. Miguel Maia é referência nos dérbis do passado e do presente
ONTEM E HOJE. Miguel Maia é referência nos dérbis do passado e do presente
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal