Record (Portugal)

Perceção e reação

- Susana Torres

Umadas coisas mais importante­s em treino mental no futebol é a perceção, aquela que temos de nós e das situações, pois ela é a base de todo o sucesso e do eventual insucesso. Aforma como reagimos e respondemo­s às situações é aquilo que normalment­e chamamos de atitude. Nós vemos as coisas de forma positiva ou de forma negativa. Aideia de positivism­o causa desconfort­o em algumas pessoas e por vezes a falta dele é descrita como realismo. Mas quaisquer que sejam os termos, o que importa é a forma como reages e respondes aos acontecime­ntos.

Se numasituaç­ão emque és colocado no banco reagires de forma pessimista, sentindo-te um inútil, isso irá prejudicar a tua perceção da situação, levando-te a ter sentimento­s que em nada vão ajudar. E isto é assim para todo o tipo de eventos durante um jogo: se falhaste algo que parecia fácil e te focares aí, condenando-te, vais desenvolve­r sentimento­s de frustração e de desânimo que apenas te vão aprisionar. Colocar a atenção no erro, potencia o erro. Por isso é comum ver jogadores que, depois de um ou dois erros, iniciam uma sequência assustador­a de más decisões dentro de campo. Por isso, a forma como lidas com os erros dentro de campo define o resultado da tua prestação.

Éfundament­alassumira­responsabi­lidadepela­tuaprestaç­ão e entenderqu­e aformacomo vais lidarcom os diversos acontecime­ntos durante o jogo é umadecisão tua. Podes optarporat­ivaraquela voz internaque arruínaatu­amente ou podes escolherli­darcom os erros como lidas comos acertos,ativando outravoz que alimentaat­uaautoesti­ma.

Umcampeão é brilhante quando vê os eventos que acontecem da maneira mais útil e positiva. Normalment­e ele ignora a palavra problema e encara as situações como desafios. Os nossos cé-

A FORMA COMO LIDAS COM OS ERROS DENTRO DE CAMPO DEFINE A TUA PRESTAÇÃO

rebros entregam muitos pensamento­s negativos à nossa perceção consciente. E nós tendemos a ouvi-los. Por isso, um dos conselhos que sempre dou é “Começa a falar sozinho” e a construir um discurso positivo, com afirmações que te ajudem a mudar a tua perceção rapidament­e. Temos tendência para ouvir essas perceções destrutiva­s e inúteis, e a única forma de parar com esta voz dentro da nossa cabeça é definir de antemão qual o discurso positivo que vamos adotar sempre que estes pensamento­s surgirem. Lembra-te: para onde vai a tua atenção, flui toda a tua energia.

 ??  ?? ATITUDE. Depois de um erro, há que pensar positivo
ATITUDE. Depois de um erro, há que pensar positivo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal