Record (Portugal)

E CLIPSE CROSS

- PAULO RENATO SOARES (kg) Nm/rpm) (€) cc) (cv/rpm) m) km/h) l) l)

Novo SUV de inspiração ‘coupé’, pode ter sistema de tração integral e conta com um motor a gasolina COM 163 CV E ARGUMENTOS INTERESSAN­TES, MODELO DEVERÁ RECEBER VERSÃO HÍBRIDA ‘PLUG-IN’ EM 2019

A entrada em cena do Eclipse Cross pode ser entendida como o início da nova vida da Mitsubishi. A marca japonesa está agora integrada no grupo Renault/Nissan e o papel que lhe está reservado nesta aliança passa também por afirmar o estatuto de construtor com história e provas dadas nos SUV, nos sistemas de tração integral e na competição automóvel.

O novo Eclipse Cross é, ao mesmo tempo, o derradeiro modelo genuinamen­te Mitsubishi, uma vez que o futuro passa naturalmen­te pela partilha de sinergias em termos de plataforma­s, motores e soluções de mobilidade elétrica. Aliás, no próximo ano está prevista a chegada de versão híbrida ‘plugin’ deste mesmo Cross. Enquanto tal não acontece, a carreira do novo SUV é sustentada pela versão servida por motor gasolina 1.5l com 163 cv de potência e que pode acolher sistema de tração integral acoplado a caixa automática de variação contínua – CVT. A solução acaba por não surpreende­r, até em função da tendência que ‘ordena’ menor foco nos motores a gasóleo.

Para completar uma oferta que inclui o ASX e o Outlander, a Mitsubishi avançou para configuraç­ão que pretende alinhada com os SUV coupé. Entra por isso, e de acordo com a estratégia da marca, no mesmo ‘campeonato’ do Evoque ou do Toyota C-HR, sem perder de vista compactos como o VW Tiguan ou Peugeot 3008.

As linhas do Eclipse Cross expressam essa vocação ‘coupé’ (não obstante uma secção traseira que pode não reunir consenso estético) e acompanham as sugestões de pujança e versatilid­ade de utilização que identifica­m os SUV. O interior procura compromiss­o entre a qualidade dos materiais e ambiente va- lorizado pela tecnologia (ecrã tátil, controlo ‘touchpad’ junto ao seletor da caixa de velocidade­s, ‘head-up display’) e por soluções inteligent­es de otimização do espaço, como o banco traseiro deslizante, inclinável e rebatível na proporção 60/40. Numa categoria de veículos em permanente ‘ebulição’, o novo Mitsubishi Eclipse Cross tem argumentos interessan­tes. Incluindo a relação qualidade/preço, aqui tambémpote­nciadapelo facto de utilizar ummotoraga­solinae entrar naClasse 1 em termos de portagens na autoestrad­a. *

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal