Record (Portugal)

Jogo frenético

- ESPAÇO Gelson Batta Wendel Dost Gelson Bruno Fernandes Bruno Fernandes Dost

Belenenses de Silas, extremamen­te bem trabalhado e com um modelo que parte de um sistema com três defesas-centrais, colocou imensas dificuldad­es ao Sporting de Jorge Jesus, mas a eficácia leonina sobressaiu no marcador, muito pela forma como as suas individual­idades acabaram por fazer a diferença nos momentos-chave.

A saída em construção dos azuis obrigou o Sporting a adaptar-se ao posicionam­ento dos defesascen­trais adversário­s. Gelson fi-

BRUNO FERNANDES FOI REFERÊNCIA PARA RECEBER O PRIMEIRO PASSE PARA SAIR EM ATAQUE RÁPIDO

cou mais baixo, e mais afastado da linha média (que abriu demasiado espaço entre os seus elementos), e permitiu à equipa de Silas ligar ofensivame­nte o seu jogo por entre a estrutura leonina [ 1]. As dificuldad­es defensivas do Sporting foram evidentes também na forma como os seus médios eram atraídos a pressionar a construção da equipa de Belém e abriram brechas entre sectores, que foram aproveitad­as pela muito bem organizada equipa de Silas, para combinar até chegar às zonas de finalizaçã­o [ 2].

Se coletivame­nte a equipa de Jorge Jesus passou por inúmeras dificuldad­es quando não tinha a posse, com bola o talento de Gelson e Bruno Fernandes fez a diferença na noite de ontem no Restelo.

Após cada recuperaçã­o, o Sporting saiu em transição ofensiva da forma como habitualme­nte faz: Bruno Fernandes foi referência para receber ou primeiro passe para sair em ataque rápido, ou aproximava de Bas Dost, que recebia a primeira bola e tocava de frente no médio leonino. Tudo enquanto Gelson Martins acelerava para chegar ao último terço e receber em condições espaciais e numéricas vantajosas.

A classe de Bruno Fernandes ficou bem patente na quantidade de bolas que conseguiu entregar com qualidade para os colegas [3]. Ora de bola parada, ora em ataque organizado ou em transição ofensiva.

O português foi sempre um elemento diferencia­dor ao longo de toda a partida, pela forma como em zonas de criação descobriu os colegas mais adiantados em condições que lhes permitiram finalizar e garantir a superiorid­ade no resultado, mesmo num jogo de dificuldad­e tremenda, pela qualidade do oponente. *

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal