Record (Portugal)

SONHO EUROPEU

Um ano após o descalabro, na final frente ao Inter de Ricardinho, o Sporting volta à fase decisiva com ambições renovadas

-

De regresso ao palco de todas as decisões, o Sporting aponta à conquista da UEFA Futsal Cup como grande objetivo da época. A equipa liderada por Nuno Dias há muito que não sabe o que é perder e tem o sonho europeu “em agenda”. Para trás e “esquecida” está a goleada sofrida na final da temporada passada, frente ao Inter Movistar (7-0), em Almaty, no Cazaquistã­o. O Sporting quer agora conquistar a UEFA Futsal Cup, na quinta presença na final four da competição. No palmarés os leões contam com duas medalhas de prata, uma de bronze e ainda um 4º lugar. Irrepreens­ível durante a ‘main round’, em que ultrapasso­u P. Kherson, Nikars e Ekonomac, os leões voltaram a vencer de forma categórica o Grupo B da Ronda de Elite. Esta que foi mais uma prova organizada pelos leões, que acon- teceu no novíssimo Pavilhão João Rocha. O Sporting qualificou-se para a final four ao vencer o Halle Gooik, o Nacional Zagreb e Dina Moskva, com a turma liderada por Nuno Dias a chegar à fase decisiva da competição só com vitórias, com 25 golos marcados e apenas sete sofridos.

O sorteio da final four ditou que, na meia-final, o Sporting defronte o ETO Györ, da Hungria, a equipa sensação da competição (ver peça ao lado).

Com reforços de peso para a época 2017/18, o Sporting leva mais experiênci­a para esta fase final. Obrigatóri­o será ultrapassa­r os húngaros do ETO Györ, depois, na final, os leões vão ter de exibirse ao mais alto nível para poderem vencer Barcelona ou Inter Movistar, duas das maiores potências mundiais do futsal.

Caso o Sporting se qualifique

para a final, a equipa de Nuno Dias terá um apoiante especial na bancada do Pavilhão Príncipe Felipe, em Saragoça: o presidente Bruno de Carvalho.

Objetivo assumido

Um dos trunfos de Nuno Dias para esta fase final da Champions League do futsal europeu é o ítalo-brasileiro Merlim, campeão da Europa por Itália, mas que nunca conquistou a UEFA Futsal Cup, situação que reforça ainda mais a sua ambição. “Mesmo que já tivesse vencido esta prova de clubes, queria vencê-la novamente , porque é o sonho de qualquer jogador. É uma das três principais competiçõe­s do Mundo e toda a gente vai estar a assistir a estes quatro jogos que serão realizados aqui. Sinto-me privilegia­do por estar neste grupo e por estar aqui. É também um sonho que estou a realizar”, confidenci­ou o ala, de 31 anos, após o treino de adaptação ao Pavilhão Príncipe Felipe, em Saragoça. Uma adaptação que decorreu sem sobressalt­os, até porque o piso, garante Merlim, não será proble- ma. “Este piso é onde todos os jogadores querem estar. Aqui não temos desculpas. Nós começámos a jogar futebol na rua e em pisos de muito menor qualidade. Aqui não podemos dar a desculpa da bola ou do piso”, garante o jogador do Sporting, antes de analisar o estado de espírito do grupo de trabalho. “As nossas expectativ­as são sempre as melhores. Chegamos a esta final four com bastante ambição de conquistar o título que foi perdido na temporada passada. Jogámos com esta equipa [ETO Györ] por três vezes, em fases anteriores, e ganhámos os três jogos. Mas, atenção, se eles chegaram até esta fase é porque têm muita qualidade”, remata Merlim. *

LEÕES DEFRONTAM O ETO GYÖR NA MEIA-FINAL E, CASO VENÇAM, ENFRENTAM NO DOMINGO BARCELONA OU INTER MOVISTAR

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal