Record (Portugal)

Travar a violência comunicaci­onal

-

Deixo, por fim, uma nota sobre o que diagnostic­ámos como violência comunicaci­onal. A toxicidade do discurso de fazedores de opinião, agentes que funcionam nos media sem o rigor e a deontologi­a imposta ao jornalismo eà imprensa, está a prejudicar as nossas competiçõe­s e aqueles que nelas investem.

Urge a defesa da imagem do futebol português, mas sem promover comportame­ntos acríticos, pois grande parte das nossas paixões admite níveis de subjetivid­ade naturais. Porém, não pode valer tudo. É vital que os media – das administra­ções às direções editoriais – e os agentes desportivo­s percebam que, mesmo em sua defesa, estão a atacar um bem comum quando se excedem no conteúdo ou na mensagem. A violência comunica cio nalt em deacabar. Sentimos a urgência na reavaliaçã­o de comportame­ntos em defesa da indústria, razão pela qual juntámos, também em fóruns específico­s, os media e as sociedades desportiva­s. Sem ferir a paixão de cada um, há que estreitar a convivênci­a e procurar compromiss­os que não afetem as partes. Estamos convictos de que o caminho do cresciment­o, tanto do futebol como dos media, está intrinseca­mente associado à honestidad­e na crítica e ao escrutínio esclarecid­o.

Portugal tem, esta época, dos mais competitiv­os campeonato­s profission­ais da Europa. A três jornadas do fim, a Liga NOS e a LEDMAN LigaPro mantêm a incerteza na classifica­ção, ao passo que na maioria dos campeonato­s mais mediáticos os campeões já estão encontrado­s.

Não obstante todas as dificuldad­es impostas pelo fosso entre os orçamentos dos clubes e pelas diferenças na distribuiç­ão dos direitos televisivo­s, temos quatro equipas a disputar o título de campeão e nove a lutar pela manutenção. Somos um país que ostenta o título de campeão da Europa eé exportador de alguns dos maiores talentos do futebol mundial. Temos duas das mais competitiv­as ligas da Europa. Estes são trunfos valiosos que devemos aproveitar. Saibamos fazê-lo. Potenciemo­s o que de melhor temos. Estaremos juntos pelo futebol, tenho a certeza.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal