Record (Portugal)

REDUZIDO A 4 SÉRIES

- MIGUEL AMARO

A edição de 2018/19 jogase até maio, mantém-se o playoffde subida mas descem só 20 equipas

O Campeonato de Portugal 2017/18 entrou na parte decisiva, o playoff de acesso à 2ª Liga. Restam oito equipas em prova, ou seja, 72 já estão de férias. Esse foi o preço da época de transição que agora se aproxima do fim e o atual modelo não vai repetir-se. Na próxima temporada, a prova vai disputarse entre 72 clubes em vez de 80, sendo divididos por apenas quatro séries e não cinco.

Esta é a principal novidade que vai permitir a todos os clubes estarem em atividade até meados de maio. Isto porque com 18 clubes por série vão disputar-se 34 jornadas, mais quatro do que na presente temporada. No final dessa fase regular, os dois primeiros de cada série apuram-se para o playoff, que vai disputar-se nos mesmos moldes do atual, com quartos-de-final, ‘meias’ e os dois apurados para final – na qual lutam pelo título – a garantirem logo a promoção à 2ª Liga. Já em relação a descidas, na próxima temporada vão cair os últimos cinco classifica­dos de cada série, somando 20 despromovi­dos aos distritais (esta época foram 30). Segundo Record apurou, este novo formato vai combater o que pareceu ser o maior problema desta época: o facto de muitos clubes deixarem de investir nos primeiros meses do ano por já terem “a época feita”.

Com apenas quatro séries e os dois primeiros a apurarem-se para o playoff – nesta época dois ‘vices’ (Sp. Espinho e Oriental) ficaram afastados da fase final – os responsáve­is pela prova acreditam que a fase regular será competitiv­a até ao fim. *

 ??  ?? LUTA. Farense e Oriental foram os dois primeiros da Série E
LUTA. Farense e Oriental foram os dois primeiros da Série E

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal