Record (Portugal)

INCUTIR NOS JOVENS ESPÍRITO GUERREIRO

- ADÉRITO ESTEVES

Humberto Gomes, de 40 anos e guarda-redes do ABC, é presença notada nas fases finais dos CNU

Assim de repente, Humberto Gomes lembra-se dos dois títulos europeus e de um em que ajudou a Associação Académica da Universida­de do Minho a sagrar-se vice-campeã do Mundo. Mas o número de presenças em fases finais dos Campeonato­s Nacionais Universitá­rios (CNU) está guardado no mesmo ponto da memória onde colocou os títulos nacionais. Não faz “a mínima ideia” quantos tem, mas, acrescenta, “são muitos”.

Entre os atletas presentes nas fases finais dos CNU, que decorrem em Aveiro, o guarda-redes é a cara que todos os que acompanham andebol conhecem. E muitos, adivinhamo­s, preferiam não o ver pela frente. Entre jovens de todo o país, na sua maioria jogadores amadores, o guarda-redes do ABC, que ainda em janeiro foi fundamenta­l para a classifica­ção de Portugal para o playoff de apuramento para o Mundial’2019, chama a atenção de todos os olhares. “Acredito que alguns jogadores sentirão dificuldad­es em jogar contra mim, mas para os meus colegas a minha presença é uma mo- tivação extra e eu estou aqui para os ajudar”, confidenci­a a Record. Para o quase mestre em Engenharia Civil – falta-lhe entregar a tese (ver caixa) -, estar entre companheir­os mais novos tem uma dupla valência. “É um privilégio porque jogar andebol é uma pai- xão e todas as oportunida­des são boas para o fazer , e por outro lado, posso incutir nestes jovens o espírito guerreiro que caracteriz­a a história das equipas de andebol da AAU Minho.”

Última presença

O objetivo do guardião, de 40 anos, que acredita ser esta a sua última participaç­ão nos CNU, é apenas um: “Colocar a Universida­de do Minho no primeiro lugar, que é onde pertence.” Mas além disso, Humberto Gomes quer aproveitar o lado social do evento, que permite o convívio com jogadores que, durante a época desportiva, são adversário­s. “Esta equipa tem jogadores do ABC, do Xico Andebol, do Fafe e do Arsenal [da Devesa] e é uma oportunida­de para jogarmos juntos”, finaliza o internacio­nal português. *

“É UMA PAIXÃO JOGAR ANDEBOL E TODAS AS OPORTUNIDA­DES SÃO BOAS PARA O FAZER”, DISSE O INTERNACIO­NAL PORTUGUÊS

 ??  ?? LÍDER. Humberto Gomes (ao meio) é a referência na equipa da Universida­de do Minho
LÍDER. Humberto Gomes (ao meio) é a referência na equipa da Universida­de do Minho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal