Record (Portugal)

Vencer com brio e orgulho

SÉRGIO CONCEIÇÃO É O TREINADOR DA ESPERANÇA, VENCEU DESCONFIAN­ÇAS E CONVENCEU ATÉ OS MENOS CONVENCIDO­S. TAMBÉM ELE MERECE MUITO ESTA VITÓRIA

- Vítor Baía Antigo Internacio­nal

O FC Porto está a três jornadas de conseguir o título tão desejado por todos e tão merecido pelos adeptos, que têm sido de uma generosida­de imensa, ao estarem com a equipa mesmo nos momentos mais difíceis da época, como foi o caso da goleada sofrida com o Liverpool para a Champions ou o recente afastament­o da final da Taça de Portugal, na derrota com o Sporting nas grandes penalidade­s.

Num e noutro caso, e ao contrário do que aconteceu em épocas anteriores, não se pode condenar a falta de atitude e de entrega, porque não faltou nada disso a esta equipa que têm de sobra o orgulho com que os jogadores vestem e defendem a camisola do clube, e os adeptos sabem valori- zar estes sentimento­s. É um facto que a equipa também puxa por eles com o seu bom futebol.

E assim será hoje na Madeira.

Aliás, a manifestaç­ão de carinho para com a equipa tanto à partida de Pedras Rubras como à chegada ao Aeroporto Cristiano Ronaldo, no Funchal, já foi uma demonstraç­ão do que irá acontecer hoje no Estádio dos Barreiros, um campo normalment­e difícil para o FC Porto, onde não vence há seis anos. Este número é apenas um registo que diz bem das dificuldad­es que o FC Porto costuma sentir naquele palco. Mas, neste caso, acredito que a equipa saberá superar as habituais dificuldad­es, porque o título está muito próximo e este jogo será, por isso, encarado como uma final. E as finais, como se costuma dizer, são para se ganharem.

Sim, será com cert eza um j ogo difícil, também porque o Marítimo está ainda na luta pelo quinto lugar. S erá mais um fator de dificuldad­e que o FC Porto terá de vencer e assim calar aqueles que andam a fazer mal ao futebol e que, nesta semana, voltaram a atacar, com uma denúncia anónima sobre uma alegada tentativa de o FC Porto subornar o guarda-redes do Marítimo. O FC Porto há de conquistar este campeonato com brio, com classe e, com muito orgulho, indiferent­e aos j ogos de bastidores, j ogos suj os, que não hão de vencer.

INDIFERENT­ES AOS JOGOS DE BASTIDORES, JOGOS SUJOS QUE NÃO HÃO DE VENCER

O FC Porto está com toda a força para o jogo de hoje, vem de uma vitória bonita sobre o Vitória de Setúbal, com uma entrada fortíssima no jogo capaz de deitar abaixo qualquer adversário, por mais forte que seja. É isso que se espera hoje, que os jogadores saibam escolher os melhores caminhos para ficarem ainda mais perto da conquista do título, que bem merecem. Sérgio Conceição é o treinador da esperança, venceu desconfian­ças e convenceu os menos convencido­s. Também ele merece muito esta vitória.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal