Record (Portugal)

“NANI NÃO ESTÁ FORA DO MUNDIAL”

-

Entre os jogadores em dificuldad­e está Nani, um dos melhores jogadores portuguese­s de sempre e figura central da Seleção Nacional nos últimos anos…

FS – Um dos grandes obreiros da conquista do Europeu.

R – É um caso especial ou está enquadrado nas dificuldad­es apresentad­as por João Mário, Adrien, André Gomes?

FS – Essas opções vão ser tomadas de acordo com as caracterís­ticas dos jogadores em causa… O que posso dizer, com toda a segurança, é que o Nani não está afastado da Seleção e da possibilid­ade de jogar o Mundial, isto apesar de integrar esse quadro de jogadores com pouco tempo de utilização. Não é um jogador fora. Mas se eu tiver um ou dois jogadores com as mesmas caracterís­ticas, as coisas podem mudar um pouco.

R– Tem forte concorrênc­ia?

FS – O Nani está na corrida e não é

“GELSON, BERNARDO SILVA, ANDRÉ SILVA E GONÇALO GUEDES FALHARAM O EURO’2016 MAS ESTÃO NA CORRIDA”

por respeito relativame­nte ao que fez pelo futebol português; é pelo talento e pelas caracterís­ticas. A questão é que há vários jogadores que não estiveram no Europeu e estão agora nos 35, e têm caracterís­ticas idênticas.

R– Como por exemplo?

FS – Gelson, Bernardo Silva, André Silva e Gonçalo Guedes são jogadores que, pelo seu cresciment­o, estão também na corrida e, há dois anos, não estavam sequer na equação – o Bernardo Silva, por lesão, acabou por ser substituíd­o pelo Renato Sanches. Neste momento tenho de ponderar todas estas questões.

R– Já decidiu o que vai fazer?

FS – Dentro de duas ou três semanas tomarei a decisão. Mas, se ca-

lhar, deixarei de fora jogadores que muito contribuír­am para sermos campeões da Europa. Olhe, o Vieirinha já não vem há não sei quanto tempo e está a fazer uma grande época no PAOK. Mas estas coisas são mesmo assim… Vou ter de decidir e essa parte não é fácil. É por isso que eu digo, quando vejo exercícios de antecipaçã­o sobre a lista final, que compreendo melhor a elaboração de um exercício sobre os 23 do que opiniões avulsas sobre este ou aquele jogador. É fácil dizer ou escrever que este e aquele devem ir, sem se compromete­rem com a escolha de quem vai ficar de fora. Uma lista de 23 já é mais aceitável, porque encerra uma opção que fica explícita. Não sou dono da verdade mas tomo as decisões. Se der crédito a essas opiniões, não tarda terei alguns 40 indiscutív­eis… *

“OUÇO DIZER ’O CRISTIANO ESTÁ NUMA GRANDE FORMA, ENTÃO PORTUGAL TEM DE SER CAMPEÃO DO MUNDO’” “SE PUDERMOS TÊ-LO UM POUCO MAIS FRESCO, MELHOR PARA NÓS. É SEMPRE MUITO IMPORTANTE”

sempre bom. Cristiano é sempre Cristiano pelo peso que tem e pelo que tem a dar à equipa. Mas agora ouço muito dizer ‘o Cristiano está numa grande forma, então Portugal tem de ser campeão do Mundo’. Isto não é assim que funciona. Portugal tem a obrigação de ser campeão do Mundo? Ne- ganhe, porque para nós é muito bom e para ele também, mesmo que o canse um pouco. O que lhe dá de reforço mental é muito superior ao cansaço. O Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do Mundo, mas não tem 20 anos. Não é o Cristiano de quando fui treinar o Sporting. Já não é mais.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal