Record (Portugal)

O Benfica preso por arames

-

Depois há Jonas. Numa equipa com fragilidad­es no processo coletivo, a presença do brasileiro em campo ajuda a suprimir as debilidade­s, liga o jogo interior, oferece contundênc­ia atacante e maturidade emocional. Quando falta Jonas, o Benfica perde qualidade e os resultados revelam-no. Na próxima temporada, não esquecer, Jonas – provavelme­nte o melhor estrangeir­o que equipou de vermelho – fará 35 anos.

O JOGO COM O TONDELA FOI UM RETRATO SINTÉTICO DA ÉPOCA ENCARNADA. É UM MISTÉRIO TENTAR PERCEBER A RAZÃO DE O CLUBE NÃO TER REINVESTID­O QUASE NADA DA FORTUNA QUE FEZ EM VENDAS

Para o fim, o treinador. É fácil identifica­r os erros cometidos por Rui Vitória, mas foi também ele que teve o golpe de asa para alterar o sistema, que apostou em jovens e que soube gerir o balneário. O seu principal erro foi mesmo ter aceitado disputar o penta com este planeament­o de temporada.

Nota: O Benfica tem-se insurgido – e bem – contra julgamento­s baseados em informação libertada a conta-gotas e assente em violações de correspond­ência privada. Não escondo o incómodo com o que já se sabe, mas uma coisa são notícias, outra é o teor de uma eventual acusação. Por isso mesmo, foi com estupefaçã­o que percebi que o Benfica promoveu ativamente o conteúdo de uma denúncia anónima (como aquelas contra as quais se tem insurgido!) com acusações atentatóri­as do bom-nome de pessoas concretas. Este passo (em falso) envergonha-me enquanto benfiquist­a e é, ao mesmo tempo, um tiro de pólvora seca e um precedente muito grave.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal