Record (Portugal)

Luta pela sobrevivên­cia

-

Gesto de classe” - disse Arsène Wenger a propósito da homenagem que os seus dois maiores ‘inimigos’ no futebol lhe fizeram aquando do último MU-Arsenal. Sir Ferguson e Mourinho, que tantas e tantas ‘guerras verbais’ travaram com o francês, souberam, no momento oportuno, mostrar o respeito e a consideraç­ão que sempre tiveram pelo seu colega de profissão. Foi bonito.

Wengersaia­pós 22 anos ao comando do Arsenal,

mas sai sem grande glória. Com efeito, neste período os londrinos apenas conquistar­am a Premier por três vezes e em termos europeus nem uma única tacinha arrecadara­m. As sete Taças de Inglaterra e as outras tantas Supertaças que ganharam não chegam para se poder dizer que o Arsenal viveu um período brilhante. Terá sido eventualme­nte bom em termos financeiro­s, mas no campo desportivo aquilo que Wenger alcançou foi muito pouco para quem tanto poder teve.

E, naatualida­de, o Arsenalcon­tinuaanão estar confortáve­l:

o sexto lugar no campeonato apenas lhe dará acesso à qualificaç­ão para a Liga Europa e aquilo que poderia ser a salvação da época, a ultrapassa­gem do Atl. Madrid na meia-final desta prova, ficou muito comprometi­da com o empate verificado na primeira mão. Está, pois, envolvido numa emocionant­e luta por um lugar que lhe garanta um encaixe de capital importante, cujas implicaçõe­s para clubes e seus profission­ais todos reconhecem. Está o Arsenal e estão outros grandes europeus, como o AC Milan (um ponto atrás da Atalanta) que busca um lugar na qualificaç­ão para a LE; ou o Inter (menos 4 pontos que a Lazio), que corre para entrar na Champions; ou em França, onde há três ‘galos’ – os Olympiques de Lyon e de Marselha, mais o Monaco – para o poleiro do segundo lugar… E em Inglaterra, nem o United tem ainda garantido o segundo lugar.

Emresumo,

talvez nunca tanto como na atualidade a luta pela sobrevivên­cia se tenha colocado em patamar tão elevado, o que torna todos estes campeonato­s bem mais emocionant­es.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal