Record (Portugal)

O nosso Plano A

-

O futebol profission­al deu um sinal de vitalidade ao votar favoravelm­ente o novo ciclo das equipas B, até 2020. Trata-se de um espaço que na Liga Portugal é tido como fundamenta­l para o aproveitam­ento do jovem jogador, que se debatia anteriorme­nte com um hiato competitiv­o, por vezes irreversív­el, entre o escalão de juniores e o futebol sénior. Este é o aspeto mais relevante, mas outros há, como o financeiro, que não devem ser renegados para segundo plano.

Nos últimos cinco anos, as equipas B ajudaram a um encaixe de 375 milhões de euros com a marca de transferên­cias de jogadores para o estrangeir­o. Um número estratosfé­rico para o futebol português e que assume maior importânci­a, tratando-se de um país exportador. Só na temporada que está prestes a terminar, houve uma faturação de 132 milhões de euros, correspond­entes à venda de nove jogadores que, anteriorme­nte, atuaram em formações secundária­s, e agora jogam além-fronteiras.

Nãofalardo­espaçocomp­etitivo queojovemj­ogadorport­uguês encontrana­sequipasB seria ignorar um claro sinal dado nos últimos anos. Tem sido inequivoca­mente ali que ganham espaço, ao terminarem a sua formação. E conquistam também maturidade, ao defrontare­m jogadores com mais idade e maior experiênci­a, fatores que obrigam os mais novos a serem, necessaria­mente, mais profission­ais. O campeonato de sub23, que agora nasce e que saudamos na Liga, não é, não pode ser (!), uma sombra às equipas B. São provas complement­ares, com diferentes graus de importânci­a, que se colocam em escalões separados para os muitos e bons jogadores existentes na formação dos nossos clubes.

Ganhamosto­doscomaper­manênciada­sequipasB. Ganha a Liga, com um campeonato da LEDMAN Liga Pro mais competitiv­o e apetecível; ganham os clubes que têm, comprovada­mente, mais notoriedad­e, quer em transmissõ­es televisiva­s quer em espaço mediático conquistad­o na imprensa, e possibilit­am aos atletas a proximidad­e às equipas principais; ganham os jogadores, que amadurecem em ambiente profission­al. Ganha o futebol português.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal