Record (Portugal)

JOÃO SOUSA NOS ‘QUARTOS’ APÓS DUELO ÉPICO COM PEDRO SOUSA

João bate Pedro em duelo épico de Sousas após salvar dois match points e sair de um ‘buraco’ no marcador por diversas ocasiões

- JOSÉ MORGADO

VIMARANENS­E NOS ‘QUARTOS’ PELA 1.ª VEZ NO CT ESTORIL LISBOETA SERVIU PARA GANHAR TANTO NO SEGUNDO COMO NO TERCEIRO SET, MAS MINHOTO FOI MAIS FORTE NO FINAL

Foi necessário muito crer, raça e coração para que João Sousa, o melhor tenista português de todos os tempos, confirmass­e ontem esse estatuto para garantir que será o primeiro tenista luso da história a disputar os quartos-de-final do Millennium Estoril Open desde que o torneio se mudou para o Clube de Ténis do Estoril.

Num encontro épico, um dos melhores da história entre dois portuguese­s no circuito ATP, João derrotou Pedro num duelo de Sousas por 4-6, 7-6(1) e 7-5, ao cabo de 2h27, salvando dois match points pelo meio: um a 4-5 e outro a 5-6 no segundo set, ambos no seu serviço e de forma corajosa: no primeiro, disparou a sua melhor direita do encontro até então; no segundo, atacou a rede e fechou com um par de smashes.

O encontro foi todo ele uma verdadeira montanha-russa: antes de salvar match points, João esteve a perder por 4-6, 2-5 e, já no terceiro set, quando se pensava que o vimaranens­e poderia embalar para um triunfo mais tranquilo no terceiro e decisivo parcial, foi o lisboeta que ganhou primeiro vantagem e abriu uma vantagem de 5-3. Pedro ainda serviu duas vezes para chegar aos quartos-de-final de um ATP pela primeira vez a menos de um mês de fazer 30 anos, mas foi João, que recentemen­te celebrou 29, a carimbar a passagem ao top 8 de um evento deste nível pela... 27ª (!) vez. Contas feitas, João Sousa já chegou mais vezes aos quartos-de-final de um torneio ATP do que todos os restantes jogadores portuguese­s... na história da modalidade.

Valeu a pena ser corajoso

No final do encontro, João Sousa estava naturalmen­te feliz pelo triunfo num duelo épico, especialme­nte pela coragem que conseguiu ter nos momentos mais importante­s. “Foi um encontro incrível, ter dado a volta, ter conseguido salvar esses dois pontos de encontro para o Pedro. É um duelo que vai ficar na minha memória para sempre. Nesses momentos [pontos de encontro para Pedro Sousa] fui muito corajoso e isso fez toda a diferença. Acho que joguei muito bem em ambos os match points que ele teve. Fui agressivo, fui eu que procurei o ponto e consegui fazê-lo. Nesses momentos, acabei por ser superior. Mas podia ter caído para qualquer lado. Se o Pedro tivesse vencido era justo. Tenho pena por ele, porque é um grande companheir­o. Haverá mais oportunida­des para os dois”, referiu. João deixou palavras de conforto para Pedro , dizendo que sentiu “muito” pelo momento do compatriot­a, porque conhece a “sensação de impotência”, esperando que o colega da Taça Davis possa entrar no ‘top-100’ mundial: “Parece-me óbvio que tem mais do que talento para isso, mas a época é longa e é difícil ser consistent­e...”

 ??  ??
 ??  ?? DURO. João sofreu imenso até poder celebrar a vitória
DURO. João sofreu imenso até poder celebrar a vitória
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal