Record (Portugal)

COM A FAMÍLIA NO CORAÇÃO

- JOSÉ MORGADO

João Sousa, de volta ao top 50, dedicou título à mãe, que perdeu a sua progenitor­a em 2017

O título de João Sousa no Millennium Estoril Open dificilmen­te poderia ter sido mais emocionant­e: para ele, que lutou toda uma vida para cumprir este sonho, para os fãs do ténis português, que em tempos festejavam cada vitória de umcompatri­ota numa qualquer ronda de um ATP como se de um feito enorme se tratasse, e da sua família, que viu o filho emigrar aos 15 anos para perseguir um sonho, então muito distante: ser profission­al de ténis. No domingo, Dia da Mãe, após bater Frances Tiafoe na final do Estoril Open, João não se esqueceu da sua mãe. “Dedico-lhe este título a ela. É Dia da Mãe e é muito especial para mim vencer o troféu nesta data.”

Em conversa com Record, Adelaide, de lágrimas nos olhos, não escondia que aquele tinha sido um momento especial para ela, por

PARA ADELAIDE, ESTE FOI O PRIMEIRO DIA DA MÃE SEM A AVÓ MATERNA DE JOÃO, QUE FALECEU EM SETEMBRO

dois motivos. “Ser no Dia da Mãe é muito especial, porque este é o primeiro ano que eu passo sem a minha mãe, que faleceu em setembro. Pedi-lhe muito que ela estivesse com o João e felizmente ela ficou do lado dele. Eu sei que ela esteve presente”, confessou-nos. Adelaide estava tão nervosa como sempre está nos jogos do filho mais novo (João é o mais jovem de dois irmãos). “Estava nervosa, como sempre, especialme­nte ao início. Depois fiquei mais tranquila porque vi que estava a correr bem, mas no ténis nunca se sabe. Tudo pode mudar a qualquer momento”, admite, antes de falar da relevância deste título: “Foi o momento inesquecív­el pelo qual ele lutava há muito. Para mim é especial, porque é o meu filho, este torneio é cá e é Portugal que está em causa.”

Top 50 confirmado

Os 250 pontos somados por João Sousa na classifica­ção ATP garantem-lhe o regresso ao top 50 pela primeira vez desde agosto. Desde que entrou nessa elite, em outubro de 2013, Sousa tem passado muito mais tempo dentro do top 50... do que fora.

O minhoto, que vai ficar até amanhã em Portugal – é hoje homenagead­o em Guimarães – antes de seguir para o Masters 1.000 de Roma, onde disputará a qualificaç­ão, mereceu ainda os rasgados elogios do seu técnico Frederico Marques. “Foi bonito ganharmos perto dos nossos amigos e família. Foi uma sensação de recompensa pelas horas de trabalho e de estudo. Eu dedico-me ao João a 100 por cento para fazer dele melhor pessoa e jogador. Estamos de volta ao top 50 mas a carreira não acaba aqui”, confessou a Record. * ATP

1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º 7.º 8.º 9.º 10.º (...) 12.º (...) 48.º 112.º 144.º 214.º 218.º 266.º 287.º 427.º

WTA

1.ª 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 7.ª 8.ª 9.ª 10.ª (...) 520.ª 617.ª 680.ª 705.ª 1029.ª 1050ª

 ??  ?? EMOÇÃO. João Sousa celebra título e é abraçado pela mãe no court após ter ganho a final do Estoril Open
EMOÇÃO. João Sousa celebra título e é abraçado pela mãe no court após ter ganho a final do Estoril Open

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal