Record (Portugal)

GUERREIROS DEFENDEM TÍTULO NA NAZARÉ

A fase preliminar da Euro Winners Cup antecede o arranque oficial da maior competição de clubes, que bate todos os recordes

- JOAQUIM PAULO

A Nazaré é a verdadeira capital do futebol de praia durante dez dias, com a realização de mais uma edição da Euro Winners Cup, que arranca oficialmen­te na segundafei­ra mas cuja fase de apuramento está em curso, com o Nazaré Beach Soccer Cup. Os vencedores dos oito grupos deste torneio, que termina amanhã, apuram-se para a Champions, a maior competição mundial de clubes e que, este ano, bate todos os recordes de participaç­ão, com mais de 1.400 atletas nas vertentes masculina e feminina. O Sp. Braga vai defender o título conquistad­o no ano passado, mas a concorrênc­ia é forte, pelo que o espetáculo está garantido no Estádio do Viveiro. Nas mulheres, as suíças do Havana Shots Aargau são o alvo a abater.

O evento é uma parceria entre o Município e a Beach Soccer Worldwide (BSWW), entidade que reitera a aposta feita no ano passado. “Se em 2017 tivemos um recorde de equipas e participan­tes, este ano vamos ainda mais longe e crescemos em todos os aspetos. Estamos muito felizes de as equipas de toda a Europa apostarem na Nazaré, pois isso significa que a nossa opção de aqui fazer a Euro Winners revelou-se acertada”, justifica a Record o catalão Gabino Renales, vice-presidente executivo da BSWW, que está à frente da organizaçã­o e acredita que o futebol de praia tem muito ainda para evoluir.

“O formato da Euro Winners Cup está fechado, é destinado aos campeões dos países, mais o campeão da época passada e a equipa local. O cresciment­o foi grande, sobretudo no sector feminino, pois passámos de 16 para 20 equipas. A presença da modalidade nos Jogos Europeus de 2019, em Minsk, nos Jogos Mundiais de Praia, em San Diego, e noutros grandes eventos de seleções faz antever que ainda possamos crescer mais, sobretudo nas mulheres”, vaticina o ‘vice’ da entidade que gere o futebol de praia e que elogia o público da Nazaré. “A reação dos participan­tes do ano passado foi muito positiva e isso nota-se pelo aumento do número de equipas nesta edição. As instalaçõe­s, a afluência de público aos jogos e o apoio que os atletas sentem dos adeptos é uma grande mais-valia. Os atletas sentem-se protagonis­tas do torneio e gostam de se sentir apoiados”, justifica Gabino Renales, que dirige uma equipa com 30 pessoas e não arrisca um palpite sobre o vencedor da Champions. “Todas as equipas se prepararam bem. No ano passado já se adivinhava que Sp. Braga estava forte, mas este ano não me atrevo a indicar um favorito. Penso que vamos ter bastantes surpresas”, remata.

Ausências em casa

Os internacio­nais Bruno Novo e Duarte Vivo, dois jogadores da Nazaré, estão lesionados e vão falhar o torneio, sendo duas baixas significat­ivas no Sp. Braga e no Sporting, respetivam­ente. Mas o público da casa vai aplaudir outros craques nazarenos, nomeadamen­te o esquerdino Jordan Santos, que se transferiu dos Guerreiros do Minho para o Sporting, e que é considerad­o o sucessor de Madjer na Seleção Nacional. *

 ??  ?? Gabino Renales, ‘vice’ da BSWW
Gabino Renales, ‘vice’ da BSWW

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal