Record (Portugal)

Caminhos do sucesso

SÉRGIO CONCEIÇÃO ENCARA OS PROBLEMAS DE FRENTE. FOI ASSIM QUE GANHOU O RESPEITO DOS JOGADORES, MESMO DAQUELES QUE NÃO ERAM APOSTA FREQUENTE

- Vítor Baía Antigo Internacio­nal

portistas tiveram nesta semana uma excelente notícia. A renovação de Sérgio Conceição. Já aqui tinha escrito o quão importante era segurar o treinador que trouxe o FC Porto de volta às vitórias, com muito trabalho, com uma extraordin­ária perceção do que era necessário para chegar ao título, dos timings certos em que soube intervir de forma enérgica para evitar que a equipa se desviasse do caminho. A ‘dura’ que deu aos jogadores depois da derrota com o Belenenses foi um dos momentos da época; não sabemos o que disse aos jogadores, mas imaginamos. Não foi nada de agradável, com certeza, mas foram palavras que mexeram com o íntimo dos atletas e os levou depois a serem imaculados até ao momento de alcançarem o título.

Tambémesti­ve atento àentrevist­aque Sérgio Conceição

concedeuàS­IC, já a caminho da renovação, e deu para perceber que ele encara os problemas de frente e foi assim que ganhou o respeito dos jogadores e os segurou, mesmo aqueles que não eram uma aposta frequente. A isto chama-se olhar pela vida do grupo, dar-lhe saúde e confiança para ultrapassa­r as dificuldad­es. A mensagem de Sérgio chegou bem aos jogadores e eles souberam interpretá-la, blindando o grupo a tudo o que saía do âmbito futebol no relvado. O FC Porto foi enorme porque Sérgio soube ainda chamar os adeptos e ganhar a confiança deles, que acabaria por ser tão importante no apoio manifestad­o por eles mesmo nos momentos mais complicado­s, como foi a derrota em casa com o Liverpool.

Por tudo isto, digo que os portistas receberam uma importante notícia ameio da semana. Na hora da renovação, Sérgio Conceição diz que o objetivo próximoé ganhar títulos, a começar já pelaSu per taça.Éod iscurso esperado de quem vai para uma época abençoado por um ano fantástico, só beliscado pelas derrotas na Taça da Liga e na Taça de Portugal, onde a sorte foi mais madrasta do que companheir­a dos portistas. O FC Porto tem tudo para organizar bem a época, para a pensar ainda melhor, retificand­o aquilo que não esteve bem. Ou seja, não tem muito a retificar. Sérgio sabe o caminho.

MENSAGEM DO TÉCNICO CHEGOU AOS JOGADORES, QUE SOUBERAM INTERPRETÁ-LA

Umoutro caminho, espera-se que de sucesso, é o daSeleção Nacional, que nesta semana começou a trabalhar para a fase final do Mundial. Também na Seleção temos um treinador que sabe o caminho das vitórias, que fez as suas 23 escolhas, dentro de um critério rigoroso, que naturalmen­te, pode não ser consensual, mas é ele quem sabe. E não nos faltam razões para acreditar em Fernando Santos. Por mim são boas escolhas e conte, míster, comigo para apoiar Portugal em cada momento.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal