Record (Portugal)

ÁGUIAS FICAM COM A TAÇA

Benfica salva época ao bater com grande exibição o Sporting na final do Peso da Régua

- ALEXANDRE REIS

O Benfica salvou a temporada com a conquista da Taça de Portugal, vencendo (31-24) o Sporting na final disputada ontem no Peso da Régua. E pode-se dizer que à quinta foi mesmo de vez, depois das águias terem perdido quatro jogos esta época no campeonato frente aos bicampeões nacionais. Com um ambiente efervescen­te, num pavilhão a abarrotar, o dérbi foi de sentido único, pois o treinador Carlos Resende, que conquistou o primeiro troféu pelo Benfica, conseguiu que a sua equipa fosse fiel à sua filosofia de jogo, com uma defesa agressiva, bem escudada no guarda-redes Hugo Figueira, e com o ataque a atuar em velocidade e a dar espetáculo. “Quando a defesa funciona, tudo se torna mais fácil no ataque, pois não se fica a jogar sobre brasas. Esta vitória só foi possível por acreditarm­os no nosso trabalho e que era possível vencer o Sporting. Mas só o conseguimo­s na plenitude das nossas capacidade­s físicas e mentais. Fomos inteligent­es e justos vencedores”, considerou no final do jogo Hugo Figueira, muito emocionado com o triunfo.

Com efeito, a entrada de rompante (3-0) dos encarnados deixou os leões a correrem atrás do resultado, uma situação pouco habitual. E, sem nunca estarem em desvantage­m, passaram a controlar o duelo e o ritmo da partida a partir dos 15 minutos, aproveitan­do bem os erros do Sporting, que ao contrário do bom jogo coletivo do eterno rival abusou das ações individuai­s.

A entreajuda defensiva e o rápido contra-ataque, bem interpreta­do por Davide Carvalho (9 golos) e João Pais (5), permitiu à turma da Luz estar sempre por cima, com vantagem clara ao intervalo (15-10), perante um opositor que defendeu mal e perdeu-se em demasia nas discussões com a dupla Tiago Monteiro e António Trinca, a despedirem-se da arbitragem no seu último jogo. Já Pedro Seabra, Belone Moreira e Alexandre Cavalcanti, com 4 golos cada, foram sempre uma dor de cabeça para a pesada defesa do Sporting, numa tarde de pesadelo para os seus guarda-redes.

Pedro Portela (6 golos) foi o mais esclarecid­o dos leões, na sua despedida pelo Sporting rumo ao andebol francês. *

 ??  ?? FESTA. Benfica celebra conquista da 6.ª Taça de Portugal
FESTA. Benfica celebra conquista da 6.ª Taça de Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal