Record (Portugal)

BERNARDO SILVA “É bom sinal esperarem muito de nós”

“Guardiola chateia-nos mais com as coisas simples”

- TEXTOS DAVID NOVO FOTOS LUÍS MANUEL NEVES

Portugalé candidato mas não é favorito à conquista do Mundial. Fernando Santos e alguns jogadores utilizaram­este discurso recentemen­te. Partilha desta opinião? BERNARDO SILVA - Sim, é óbvio. Tanto historicam­ente como quando se olha para seleções como Brasil, Alemanha, França e Espanha, os grandes favoritos. Mas nós temos ambição e vamos dar o melhor para ganhar a prova.

Acha que todos esperam mais de Portugal no Mundial por se tratar do campeão europeu? BS - Isso vem por acréscimo. Quando és o campeão europeu em título tens mais responsabi­lidade e pressão, porque tanto os adeptos como os adversário­s olham para ti de forma diferente. E a pressão é prejudicia­l ou até pode ser um estímulo?

BS – É bom sinal, é sinal que Portugal venceu o Campeonato da Europa. E é também sinal de que as pessoas esperam muito de nós, significa que temos qualidade e que nos podem exigir isso. E os jogadores da Seleção Nacional representa­m grandes clubes e estão mais do que habituados a ter pressão.

É mais fácil falar de Espanha, mas às vezes o perigo pode vir dos adversário­s teoricamen­te mais acessíveis, como Marrocos e Irão? Já agora, o que conhece de cada uma destas seleções? BS – Numa competição tão curta há pouca margem de erro. É muito importante começar bem, porque um mau resultado no primeiro jogo obriga a que se vençam os outros dois. Todos conhecem a seleção espanhola, conquistou um Europeu e um Mundial há relativame­nte pouco tempo, tem jogadores nos melhores clubes do Mundo, logo dispensa apresentaç­ões. Conheço bastante bem a seleção de Marrocos porque joguei em França. É uma seleção que se qualificou de forma relativame­nte fácil e tem uma equipa bastante forte. A maioria das pessoas pode não ter noção, mas tratase de um adversário que nos vai criar problemas. Quanto ao Irão, vou ser sincero: não conheço tão bem, mas tem um treinador, Carlos

Queiroz, que conhecemos muito bem e certamente será uma equipa muito organizada e que vai criar dificuldad­es, não só a Portugal mas também a Espanha e Marrocos. Defrontar a Espanha no primeiro jogo é bom ou mau?

BS – Depende. Se perdermos com a Espanha somos obrigados a ganhar os outros dois jogos. Se ganharmos à Espanha até pode ser bom ter sido logo o primeiro adversário. Mas nestas competiçõe­s acho que tanto faz ser no primeiro, segundo ou terceiro jogo. O mais importante é Portugal entrar com uma mentalidad­e forte e ambição de vencer.

Falou comDavidSi­lva, seu colega no Manchester City, sobre o jogo entre Portugal e Espanha? BS – Falámos no dia seguinte ao sorteio. Para mim vai ser especial porque vou defrontar um companheir­o de equipa, ainda por cima o David, que é um jogador fantástico. Falámos e ele disse-me que Portugal tem uma boa Seleção.

Fernando Santos disse, numa entrevista­aRecord, que o mais importante eraos jogadores estarem “fresquinho­s mentalment­e” neste estágio pré-Mundial. É assim que se sente? BS – A 100%. Eu, que vou estar a jogar a minha primeira grande competição por Portugal, estou motivadíss­imo e vai ser um orgulho representa­r o meu país. Acho que todos os jogadores se sentem fresquinho­s mentalment­e, porque estamos a falar de um Mundial, provavelme­nte a competição mais importante de todas, que só se joga de 4 em 4 anos. O jogador que não estiver motivado para isto... deve ter algo errado.

De que forma a presença na Taça das Confederaç­ões serviu para Portugal preparar este Campeonato do Mundo? BS – Principalm­ente a questão da temperatur­a que se pratica na época em que vamos jogar, os relvados e até o público russo, porque muitos dos jogos vão ter muitos adeptos do país. O facto de já termos feito jogos na Rússia acaba sempre por ser uma vantagem.

O Bernardo Silva faz parte de uma geração de jogadores para o presente e futuro da Seleção Nacional. O que trazem os jovens à equipa? BS – Creio que os mais novos trazem irreverênc­ia e criativida­de, a juntar à experiênci­a dos mais velhos. Tentamos dar ainda mais qualidade à Seleção, que tem tido sempre gerações muito fortes. *

“QUANDO ÉS CAMPEÃO EUROPEU TENS MAIS RESPONSABI­LIDADE E PRESSÃO PORQUE OLHAM PARA TI DE FORMA DIFERENTE”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal