Record (Portugal)

VANTAGENS DO 4X3X3 NÃO SÃO ESQUECIDAS

- RUI DIAS

Frente a equipas mais cotadas, o povoamento do miolo é crucial para manter o equilíbrio

No treino de ontem, sem os titulares com a Tunísia, a Seleção Nacional aproveitou para testar o 4x3x3. Fernando Santos definiu um quarteto defensivo (Cédric, José Fonte, Bruno Alves e Mário Rui) a que opôs cinco elementos – um trio de médios, com João Moutinho, Bruno Fernandes e Manuel Fernandes, e dois extremos bem abertos, Gelson Martins na direita e Gonçalo Guedes na esquerda. O exercício, ao qual faltou apenas um ponta-de-lança, consistia no aperfeiçoa­mento da movimentaç­ão dos quatro defesas, que pro-

ATENDENDO QUE O PRIMEIRO JOGO NA RÚSSIA É COM A ESPANHA, AFINAR O 4X3X3 PARECE FUNDAMENTA­L

curavam articular-se com segurança e eficácia, como se fossem um só jogador, e pela harmonia possível entre médios e extremos. O objetivo não era tanto a finalizaçã­o mas sim a criação de situações que testassem o bom trabalho de uns e outros.

A pensar na Bélgica

Depois de utilizar preferenci­almente o 4x4x2 durante boa parte da campanha, Fernando Santos não deixará cair o 4x3x3, opção mais segura para manter o equilíbrio face a equipas mais cotadas e que tenham intenções mais ofensivas. É de crer que, tendo em conta que o primeiro jogo no Mundial vai ser com a Espanha, o selecionad­or aproveite frente à Bélgica para afinar o 4x3x3.

Os belgas têm uma das seleções mais fortes da Europa, estimulam a posse de bola e o ataque posicional, com um povoamento inteligent­e da zona central. Têm presença na área (Lukaku) e, nas suas costas, revelam muito talento e dinâmica; Portugal terá de povoar a zona intermediá­ria, de preferênci­a com 3 unidades, ao passo que o 3x4x2x1 dos belgas abre a porta à exploração dos flancos.

Sem CR7

Sendo assim, é bem provável que, até à abertura do Campeonato do Mundo, Fernando Santos aproveite todas as oportunida­des para aperfeiçoa­r um sistema tático que, não sendo desconheci­do, precisa de mais afinações. A favor da sua utilização em Bruxelas está a ausência de Cristiano Ronaldo, cujas caracterís­ticas o têm afastado das alas e colocado numa posição mais central. *

 ??  ?? TESTES. Equipa vai aprimorar vários sistemas durante a preparação
TESTES. Equipa vai aprimorar vários sistemas durante a preparação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal