Record (Portugal)

A moda dos altos e espadaúdos

-

O FUTEBOL ATUAL TRAZ MAIS INTENSIDAD­E E AGRESSIVID­ADE, PELO QUE AS EQUIPAS PROCURAM JOGADORES DE GRANDE CAPACIDADE FÍSICA

Umaequipa que bloqueia as movimentaç­ões do adversário, fazendo uso da sua força, no bom sentido, tem a possibilid­ade de criar mais oportunida­des para que os jogadores mais criativos possam alimentar a dinâmica da equipa. Pode parecer fácil na teoria, mas é algo que implica um grande trabalho de laboratóri­o para que a equipa possa afinar a máquina com toda a eficiência. É um trabalho de pormenor em que todos devem compreende­r as funções de cada um.

O campeão europeu Real Madrid, na final da Liga dos Campeões, utilizou 9 jogadores (em 14) com mais de 1,80 m de altura, fazendo uso precisamen­te de jogadores como Sergio Ramos, Varane, Casemiro, Kroos, Cristiano Ronaldo, Benzema ou Gareth Bale, para a conquista de duelos nas várias zonas do terreno.

Olhando 15 atletas mais utilizados pelos clubes que venceram as principais ligas europeias, encontramo­s uma maioria de jogadores ‘altos e espadaúdos’. Juventus (11 jogadores com 1,80 m ou mais), Bayern (11), PSG (11), Barcelona (8) e Manchester City (8) tiveram atenção a este detalhe. E o mesmo acontece em Portugal, com FC Porto (11), Sporting (10), Benfica (9) e Braga (8) a optarem por esta via.

O sucesso de uma equipa de futebol está longe de se limitar a uma questão de altura ou robustez física. A história conta inúmeros artistas da bola, pequenos e franzinos (Lothar Matthäus, Franco Baresi, Maradona, Messi...) que brilharam a defender e a atacar. Mas o futebol evolui para um patamar em que o poder físico desempenha um papel importante na componente tática das partidas, cada vez mais intensas nas grandes competiçõe­s. Moda ou não, é uma vertente da qual a maioria das equipas de topo não prescinde.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal