Record (Portugal)

ESPECIALIS­TAS EM VAR

- PEDRO GONÇALO PINTO

Carreira exclusivam­ente na vídeo-arbitragem vai mesmo avançar já nesta ou na próxima época

Com a aposta no vídeo-árbitro a mostrar-se cada vez mais definitiva no futebol mundial, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol decidiu dar mais um passo no sentido de reforçar a aposta nesta nova tecnologia. Ora, segundo Record apurou, a arbitragem portuguesa vai passar a ter uma carreira exclusivam­ente dedicada à vídeoarbit­ragem.

A medida visa aprimorar ainda mais o conhecimen­to no uso desta ferramenta de forma a tornar cada vez mais naturais os processos em torno do vídeo-árbitro, desde a comunicaçã­o com o juiz de campo até à aplicação do protocolo do In- ternationa­l Board (IFAB). O arranque desta carreira de VAR está previsto para 2017/18 ou 2018/19, sendo mais provável que tenha o seu início apenas na próxima temporada.

Desta forma, com árbitros dedicados exclusivam­ente às funções de VAR, irá tornar-se considerav­elmente mais simples fazer as nomeações para todas as jornadas do escalão principal do futebol português, enquanto o grau de especializ­ação na matéria também vai aumentar naturalmen­te. Por essa mesma razão, os candidatos a enveredar por este caminho inédito no futebol mundial são os que já desempenha­ram as funções na época que terminou, tal como os que vão tê-las na próxima temporada. Trata-se, portanto, de mais um passo que reforça a ideia sempre reforçada por José Fontelas Gomes, líder do CA da FPF: o VAR veio mesmo para ficar! *

 ??  ?? APOSTA. Conselho de Arbitragem da FPF reforça papel da tecnologia
APOSTA. Conselho de Arbitragem da FPF reforça papel da tecnologia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal