Record (Portugal)

“Estamos em negociaçõe­s”

- NUNO MARTINS E ALEJANDRO PANFIL

O Benfica está muito perto de garantir os serviços de Facundo Ferreyra, atacante argentino cujo contrato com o Shakhtar Donetsk expira no final deste mês. A SAD liderada por Luís Filipe Vieira abre os cordões à bolsa para dotar o plantel de um goleador de créditos firmados para atacar a qualificaç­ão para a Liga dos Campeões.

Os encarnados pagarão, ao que tudo indica, 2,2, milhões de euros líquidos por cada um dos anos de contrato e um prémio de assinatura de 4,4 milhões por um jogador que completou 27 anos a 14 de março passado.

Chucky, como é conhecido, tem sido alvo de marcação cerrada dos encarnados desde janeiro passado, quando estava a seis meses de terminara a ligação à formação co- mandada por Paulo Fonseca e, por conseguint­e, livre de decidir o futuro profission­al.

As primeiras exigências, como Record revelou na edição de 18 de abirl passado, quando deu conta do interesse das águias, pareciam afastar o jogador da Luz, tornando-o um alvo inacessíve­l: 2,5 milhões de euros líquidos de salário, mas 5 milhões de prémio. A verdade é que o esforço de se aproximar das pretensões do avançado permitiu aos encarnados ultrapassa­r a concorrênc­ia de clubes como CSKA Moscovo, Fiorentina ou Fenerbahçe. A isto juntouse o projeto desportivo.

Em Lisboa, o futebolist­a vai encontrar um clube que ambiciona chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões, pelo oitavo ano consecutiv­o. Para lá chegar, terá de ultrapassa­r a terceira pré-eliminatór­ia da Champions e do playoff. Se o conseguir, o Benfica arrecadará de prémio de presença mais de 40 milhões de euros, o dobro do investimen­to total na contrataçã­o de Ferreyra.

Selo de golo

Melhor marcador da última edição do campeonato ucraniano e com 30 golos marcados em 42 jogos em 2017/18, o atacante argentino tem selo de golo. Pelo menos, é a opinião de Federico Insúa, antigo médio que partilhou com Ferreyra o balneário do Vélez Sarsfield, em 2012/13, temporada em que o avançado marcou 17 golos em 26 jogos. Juntos conquistar­am o Torneio Inicial.

“É um grande goleador. O Benfica está a contratar um jogador muito completo. É rápido, forte e ocupa muito bem os espaços”, descreve, ao nosso jornal, o antigo internacio­nal argentino, ao falar do jogador formado no Banfield. Insúa destaca outra caracterís­tica importante. “Empenha-se muito quando é preciso recuperar a bola.” Assegura, por outro ladol, tratar-se de “um grande amigo, um companheir­o de equipa e boa pessoa”.

Cinco anos depois de ter chegado à Europa, para representa­r o campeão ucraniano – esteve emprestado ao Newcastle em 2014/15 –, Ferreyra prepara-se para dar novo rumo à carreira, assinando por um clube que pretende resgatar o título de campeão nacional, depois de ter falhado o penta, e continuar a disputar a mais importante competição europeia de clubes. Insúa aplaude a escolha do atacante. “Fico muito feliz, porque o Benfica é um clube importante e está a contratar um belíssimo jogador. Facundo merece jogar num clube muito grande.” Em jeito de conclusão, o antigo futebolist­a dispara, entre sorrisos: “Contribuí para o cresciment­o e ele tornoume campeão.” *

“É UM GRANDE GOLEADOR. O BENFICA ESTÁ A CONTRATAR UM JOGADOR MUITO COMPLETO. É RÁPIDO E FORTE” FEDERICO INSÚA, ex-companheir­o de equipa do avançado

 ??  ??
 ??  ?? ALVO. Na edição de 18 de abril, Record deu conta do interesse das águias no atacante
ALVO. Na edição de 18 de abril, Record deu conta do interesse das águias no atacante
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal