Record (Portugal)

De elite

- Luciano Gonçalves Presidente da APAF

Em mais uma semana particular­mente dura para a imagem e credibilid­ade do futebol português, passou despercebi­da uma boa notícia que deveria ter sido valorizada da mesma forma que são valorizado­s os momentos menos bons da arbitragem nacional. Artur Soares Dias foi promovido ao grupo de elite da UEFA, ao passo que Fábio Veríssimo também subiu à 2.ª categoria. No setor feminino, há a destacar a entrada de Sílvia Domingos na 1.ª.

Alémde todas estas promoções,

mantiveram as posições os restantes árbitros internacio­nais portuguese­s. Jorge Sousa na 1.ª categoria, Hugo Miguel, Carlos Xistra e Tiago Martins na 2.ª e Luís Godinho, João Pinheiro e João Capela na 3.ª. Entre as senhoras, Sandra Bastos é árbitra de elite e Catarina Campos segurou um posto na 3.ª categoria. Também no futsal mantêm-se Eduardo Coelho na categoria de elite, Nuno Bogalho na 1.ª e Miguel Castilho e Ruben Guerreiro na 2.ª categorias.

Portugalco­ntacom16 árbitros internacio­nais,

um número extraordin­ário e que nos deve deixar orgulhosos. Mérito dos próprios, acima de tudo, mas também de um Conselho de Arbitragem que tudo tem feito para dar todas as condições aos nossos homens do apito.

Apromoção de Artur Soares Dias é especialme­nte relevante,

pois permitirá olhar para as próximas grandes competiçõe­s com mais otimismo. O Artur está num restrito lote de 26 árbitros de elite da UEFA, um reconhecim­ento merecido e que devia fazer corar de vergonha quem tanto critica, muitas vezes sem conhecimen­to de causa, a arbitragem nacional.

PORTUGAL TEM AGORA 16 ÁRBITROS INTERNACIO­NAIS, UM NÚMERO QUE NOS DEVE ORGULHAR

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal