Record (Portugal)

“BdC teve bons técnicos mas não soube lidar com eles”

-

Sente- se confortáve­l em ser presidente já com decisões definidas por outrem?

FV – A realidade neste momento é um diretor desportivo, [Augusto] Inácio. Quando assinou, ele disse que nunca seria um problema, mas sim uma solução. Conheço-o, estou descansado. Tudo para além disso neste momento é absurdo falar. Tenho tudo bem organizado na minha cabeça. Gosto muito de futebol e tenho identifica­do o que está mal. Academia, formação, prospeção de atletas não formados no Sporting...

Fala em concreto de quê? FV - Não venho do futebol, mas acredito muito no meu ‘knowhow’. Há coisas básicas que se foram perdendo. Não se impõe a um jovem que sinta o clube, ensina-se o que é. Houve uma perda de identidade do jogador da Academia. Chegam aos seniores e veem o Sporting quase como entreposto. Um miúdo tem de beber o futebol. Para mim é claro que os jogadores da Academia têm de ir ao estádio. Nenhum miúdo tem o desejo de ser do Sporting se não o vir a jogar. Não é em Alcochete, a 70 quilómetro­s. Aprendem o quê? Aprendem ali, a ouvir os sócios, os cânticos. Aí se cria o bichinho.

Falta, portanto, maior aposta nos produtos da Academia? FV - É mais grave. Aurélio Pereira, que será para sempre um símbolo e um senhor sobre o qual me arrepio a falar, já não trabalha no Sporting há um ano por questões de saúde. Mas não houve essa substituiç­ão. Foi falta de coragem? É preciso perce- ber que há ciclos. A formação tem de voltar a ser competitiv­a.

Deixou-se ultrapassa­r pelo Benfica?

FV - Perdeu muita da qualidade que tinha. Mas vamos mais do que a tempo para a recuperar.

Como vê a saída de Jesus? FV - Foi mais um grande treinador que Bruno de Carvalho teve

“JOGADORES DA ACADEMIA TÊM DE IR AO ESTÁDIO. ALI É QUE APRENDEM, A OUVIR OS SÓCIOS E OS CÂNTICOS”

a competênci­a e arrojo de ir buscar, mas com outro tipo de liderança, tinha dado mais. BdC tem esse condão, de ter escolhido sempre bons treinadore­s, mas não soube nunca lidar com eles.

Sá Pinto pode ser a solução? FV - Não vou falar de treinadore­s… Hoje estou a tratar do coração do Sporting, para bombear forte. Essa é a prioridade. *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal