Record (Portugal)

CAP SEM PRESIDENTE

- RICARDO VASCONCELO­S SÉRGIO KRITHINAS

Ricardo Nascimento entende que há conflito na avaliação das rescisões do Sporting

O presidente da Comissão Arbitral Paritária (CAP), o órgão que deverá confirmar a rescisão de Rui Patrício e Daniel Podence com o Sporting, pediu a demissão, soube

Record. Ricardo Nascimento enu- merou várias razões para a sua saída, entre as quais a possível existência de um conflito de interesses de outro elemento da CAP – Madalena Januário –, que é sócia do escritório de advogados que colabora com o Sindicato de Jogadores e que deu apoio jurídico aos futebolist­as leoninos.

A CAP é constituíd­a por três elementos – o outro é Lúcio Miguel Correia, comentador habitual de diversos órgãos de comunicaçã­o social – e tem como missão validar a rescisão unilateral de jogadores, caso estas sejam contestada­s pelos clubes. O que, como já foi anunciado, deverá mesmo acontecer. No entanto, e ao contrário do que acontecia antes, a CAP não tem competênci­a para julgar se houve ou não justa causa nos pedidos de rescisão. Tal esvaziamen­to de funções deu-se com uma alteração legislativ­a ocorrida no ano passado. Por isso, tem neste momento pouco mais do que uma missão administra­tiva: deve confirmar que o pedido de rescisão foi feito segundo os procedimen­tos necessário­s e, a partir daí, libertar o jogador para assinar por qualquer outro clube; a decisão sobre a justa causa, que poderá eventualme­nte implicar o pagamento de indemnizaç­ão, caberá ao Tribunal do Trabalho ou ao Tribunal Arbitral do Desporto, dependendo do que está estabeleci­do no contrato rescindido.

A CAP terá de se pronunciar 40 dias após a receção do processo, algo que, sabe Record, ainda não aconteceu. *

ÓRGÃO NÃO TEM PODER PARA DECIDIR SE HÁ JUSTA CAUSA DE PATRÍCIO E PODENCE. SÓ PODE CONFIRMAR DESVINCULA­ÇÃO

 ??  ?? Ricardo Nascimento
Ricardo Nascimento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal