Record (Portugal)

RONALDO PROVOU CARAVAY

SELEÇÃO JÁ CHEGOU À RÚSSIA

-

Tal como Marcoussis se tornou verdadeira­mente portuguesa durante a caminhada triunfal no Europeu de há dois anos, agora é a vez de Kratovo passar a ser uma espécie de extensão do território lusitano na Rússia. A Seleção Nacional instalou-se ontem no quartel-general onde Fernando Santos vai tentar descobrir a fórmula que leve o campeão europeu a voos nunca antes vistos, e teve direito a uma verdadeira receção de gala. O distrito de Ramenskoye, que se situa nos arredores de Moscovo, fez questão de mostrar a Cristiano Ronaldo e companhia que, a partir de agora, esta também é a sua Seleção. A chegada com sucesso ao aeroporto de Zhukovski, pequeno mas reforçado com forte aparato policial e bem mais perto do que os mais centrais de Moscovo, foi seguida de uma viagem marcada pelo trânsito. No entanto, o momento por que todos esperavam – incluindo muita comunicaçã­o so- cial estrangeir­a – aconteceu pouco antes das 19 horas locais, mais duas do que em Portugal. A comitiva chegava finalmente ao Centro de Treinos de Saturn, todo devidament­e pintado e decorado com o verde, amarelo e vermelho da nossa bandeira.

Exemplo dos líderes

Fernando Gomes e Fernando Santos foram os primeiros a sair do autocarro, que tem o lema ‘O passado é glória, o presente é história’, enquanto Bruno Alves e José Fonte abriram as hostilidad­es no lado dos jogadores. Os 23 eleitos foram saindo a contagotas, mas todos os olhos estavam em Cristiano Ronaldo. O capitão da equipa das quinas foi o último a pisar o solo da nova casa com a boa-disposição estampa- da no rosto, mesmo num momento incerto da carreira, e acompanhad­o por Ricardo Quaresma. À espera estavam 11 russas pertencent­es a um corpo de bailado da região de Ramenskoye, que fizeram uma dança tradiciona­l e ofereceram caravay (pão com sal que é servido sempre para receber hóspedes na Rússia) a cada membro da comitiva. Por uns segundos, o regime de alimentaçã­o ficou de parte e todos saborearam a prenda do distrito.

A cerimónia durou cerca de 15 minutos, até mesmo para poupar os 23 escolhidos do selecionad­or nacional, depois de uma viagem de avião de mais de cinco horas. Agora é tempo de recuperar as forças para colocar mãos à obra com o foco colocado já na estreia, em Sochi, logo diante da poderosa Espanha, na sexta-feira. Certo é que a receção de hoje mostrou que Kratovo abraça a Seleção Nacional… pelo menos até 15 de julho. *

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? ...onde a segurança é apertada
...onde a segurança é apertada
 ??  ?? CHEGADA. Quase com os pés na Rússia...
CHEGADA. Quase com os pés na Rússia...
 ??  ?? Bolinhos saborosos da localidade...
Bolinhos saborosos da localidade...
 ??  ?? ...e vontade de vencer
...e vontade de vencer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal