Record (Portugal)

BALIZAS SEGURAS

- ANTÓNIO MENDES

PATRÍCIO E DE GEA EM DUELO NA SEXTA-FEIRA

O Mundo já os conhece como a palma de uma mão e, neste particular, Rui Patrício até tem um brilho mais cintilante depois do grande Europeu que fez em França. Não é por acaso que o nº 1 de Portugal até teve direito a uma estátua em Leiria, com a defesa que ficou para a história na final de Paris. Não consta que David de Gea também já tenha direito a uma estátua. O que se sabe é que o guarda-redes do Manchester United ganha mais de 10 milhões de libras por ano e... tem clube, ao contrário do que acontece neste momento com Rui Patrício. Se há algo que os difere é mesmo isso, pois os dois guardiões dos templos de Portu- gal e Espanha até têm mesmo muito em comum, nomeadamen­te na eficácia que apresentam a fazer o que lhes compete: impedir golos! Serve toda esta introdução para trazer a esta história o trabalho da Alphawin, empresa especializ­ada em algoritmos e que já chegou a uma variedade de conclusões sobre o Portugal-Espanha de sexta-feira e que abre o ‘nosso’ Mundial em Sochi.

Nas duas equipas que vão subir ao relvado do Estádio Fisht estarão certamente Patrício e De Gea, os dois intocáveis nas balizas e alvos de conclusões bem interessan­tes no estudo da Alphawin e que esta- rá online já amanhã.

Por exemplo, no capítulo da especialid­ade dos penáltis, os guarda-redes de Portugal e Espanha têm uma eficácia muito semelhante, sendo que Rui Patrício e David de Gea optam por uma caracterís­tica igual na hora decisiva: ficam quase impávidos e serenos; não abrem os braços e não esperam pela decisão do jogador, procurando o contacto visual com o mesmo. Tudo isto na conclusão de um estudo em que foram analisadas mais de 12.801 variáveis e correlaçõe­s, mas em que também se destacam outros pormenores das duas seleções como o lado mais vulnerável de cada defesa: o esquerdo no nosso caso e o direito dos espanhóis. Ronaldo, podes entrar por aí? *

A GRANDE DIFERENÇA É QUE O Nº 1 DE PORTUGAL NÃO TEM CLUBE NESTE MOMENTO. NO RESTO, MUITO IGUAIS EM TUDO

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal