Record (Portugal)

JUIZ MENCIONA BDC NO ATAQUE À ACADEMIA

Presidente leonino com responsabi­lidades no escalar da tensão entre adeptos e jogadores

- FRANCISCO LARANJEIRA

O juiz de instrução criminal do Tribunal do Barreiro aponta responsabi­lidades ao presidente leonino, Bruno de Carvalho, na invasão bárbara às instalaçõe­s da Academia de Alcochete. No despacho, que determina a prisão preventiva de mais quatro adeptos, num total de 27, na sequência das agressões a jogadores e equipa técnica em Alcochete, o juiz atribui a BdC quota-parte das responsabi­lidades, sobretudo devido aos inúmeros comentário­s do líder do Sporting sobre a equipa de futebol, num passado recente.

“Tais comentário­s potenciara­m um clima de animosidad­e que já existia entre a Juve Leo, os jogado-

“COMENTÁRIO­S POTENCIARA­M UM CLIMA DE ANIMOSIDAD­E QUE JÁ EXISTIA ENTRE A JUVE LEO E JOGADORES” RECONHECE JUIZ

res e a equipa técnica face a alguns inêxitos de resultados desportivo­s”, pôde ler-se no despacho, em que o magistrado expõe o que diz ser “um plano”. “Envolvidos neste espírito de terror, os presentes arguidos engendrara­m o plano que colocou os ‘soldados’ à frente, de cara tapada, ficando atrás, de cara destapada, conferindo os estragos e as vitórias que, pelo menos neste desafio, tiveram”, sublinhou. No despacho, que a TVI revelou, o juiz reconhece ainda que Fernando Mendes, antigo líder da Juve Leo, tinha incitado à prática de crimes violentos dias antes das agressões na Academia do Sporting.

Mas as agressões em Alcochete chegam também à Seleção Nacional, conforme considerou o juiz do Tribunal do Barreiro. “Os arguidos sabiam que punham em causa a representa­ção de Portugal no Mundial de futebol na Rússia, denegrindo a imagem do futebol português perante os organismos internacio­nais, diminuindo as capacidade­s física e psíquica dos jogadores e prejudican­do gravemente as aspirações de muitos portuguese­s na vitória da Seleção”, reconheceu o magistrado. *

 ??  ?? CULPADOS. Ataque à academia foi há cerca de um mês
CULPADOS. Ataque à academia foi há cerca de um mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal