Record (Portugal)

INFLUÊNCIA TURCA ABALA CAMPEÕES

- FLÁVIO MIGUEL SILVA

Effenberg pede expulsão de Özil e Gündogan após encontro com Erdogan; Joachim Löw blinda grupo

A visita do presidente da Turquia a Londres, faz hoje precisamen­te um mês, continua a gerar críticas e a hostilizar o clima no seio da seleção alemã. Desta feita foi Steffen Effenberg, ex-internacio­nal, a pedir a saída de Mesut Özil e Ilkay Gündogan, jogadores nascidos em solo germânico (Genselkirc­hen) e com raízes turcas, que posaram ao lado de Recep Erdogan.

“Quando tens valores como os da federação alemã, a única opção é prescindir dos dois jogadores. Merecem vestir a camisola? Quanto é que isto vai durar? É algo dramático”, vincou o antigo médio à ‘T-Online’, deixando uma interrogaç­ão quanto à ‘lealdade’ à Mannschaft de Gündogan, médio do Man. City, que tratou Erdogan como “o meu presidente”. Joachim Löw não passou à margem da polémica na conferênci­a de imprensa, levada a cabo em Mos-

“TALVEZ SEJAM BRINDADOS COM ALGUNS ASSOBIOS NO JOGO DE ESTREIA”, ASSUMIU O SELECIONAD­OR GERMÂNICO

covo, para defender os dois futebolist­as que não tiveram vida fácil durante o último particular da Alemanha. Ouviram vaias frente à Arábia Saudita, algo que Löw assumiu que poderá voltar a suceder no domingo, frente ao México.

“O meu trabalho é levar ambos os jogadores à melhor forma e eles estão muito bem preparados. Possivelme­nte, serão brindados com alguns assobios no jogo de estreia”, ressalvou o selecionad­or dos atuais campeões do Mundo. O técnico, de 58 anos, viu Gündogan “desanimado” após o particular em que a Alemanha venceu a Arábia Saudita (2-1) e não escondeu que foi preciso algum trabalho do foro psicológic­o para mudar o “chip e focar naquilo que é real- mente importante” para a seleção germânica.“Ele estava um pouco desanimado depois do jogo com a Arábia Saudita e tivemos de lhe levantar um pouco o moral. Os três dias de folga antes da chegada à Rússia foram bons para ele”, adiantou, virando depois a perspetiva para o jogo de abertura do grupo F. Os quatro vezes campeões do Mundo não atravessam a melhor fase a nível de resultados. Uma vitória nos últimos seis encontros não é auspicioso, mas Löw mantém a confiança diante da formação dos ‘portuguese­s’ Raúl Jiménez, Herrera e Corona. “O México é um adversário agressivo, vai exigir tudo de nós. Temos a certeza que estamos bem preparados. Os jogos serão difíceis, mas vamos encontrar as soluções certas”, prometeu.

Özil e Boateng debatem-se com problemas físicos e o selecionad­or alemão não abre o jogo quanto à disponibil­idade ante o México: “O onze não está definido. Existe competição interna e queremos que continue assim.” *

 ??  ?? FOTO POLÉMICA. Gündogan, Özil e Erdogan posaram em Londres
FOTO POLÉMICA. Gündogan, Özil e Erdogan posaram em Londres
 ??  ?? ‘ESCUDADO’. Joachim Löw saiu em defesa dos jogadores assobiados ante a Arábia Saudita
‘ESCUDADO’. Joachim Löw saiu em defesa dos jogadores assobiados ante a Arábia Saudita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal