Record (Portugal)

Putin não é a Rússia

Salvador Martinha

-

Vocês têm de ser fortes para assimilar o que tem sido a minha experiênci­a com os russos: afinal eles são simpáticos. Fomos educados pelo cinema americano a ver este povo como o mau da fita. Se existisse um tribunal do imaginário, a Rússia teria matéria para processar o mundo por atentando à reputação. Claro que há russos patifes mas este artigo não é sobre Putin. Adiante. Peço uma informação na rua e recebo-a constantem­ente com simpatia. Sorrisos atrás de sorrisos quebram o gelo entre o meu preconceit­o e o real valor deste povo. Talvez o facto de não falarem corretamen­te inglês fragilize a sua

ELAS SÃO LINDAS DE MORRER. HÁ MAIS EM SOCHI

afamada arrogância. Não sei se será isso. Mas penso que ajuda, claro. É como não ter dentes, fica-se menos convencido.

Sobre as mulheres deixem- me respirar um bocadinho antes de falar...devia meditar antes mas não temos tempo. Mas vamos lá então. Elas são absolutame­nte lindas de morrer. A Irina não é uma extraterre­stre. É comum ver-se ‘Irinas’ a passear em Sochi. Olhos de husky que não se importam de parar para falar. Só não estou certo se sabem o quão bonitas são. Creio que o machismo daqui terá feito trabalho no sentido contrário. É quase como se uma esmeralda se achasse latão.

Bom, mas não quero generaliza­r; como sabem, eu sou um homem muito bonito e isso faz com que as pessoas lidem comigo de maneira diferente.

Vá, vou para o aeroporto e amanhã já vos escrevo de Lisboa.

A minha mulher agradece.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal