Record (Portugal)

O homem que carrega o sonho

GRANDE CRISTIANO. É ELE QUEM DÁ MAIS VIDA A ESSE SONHO PORTUGUÊS DE CHEGAR MUITO LONGE NESTE MUNDIAL NA RÚSSIA

-

O futebol é um desporto coletivo, vale por isso, mas também vale pela capacidade que tem de dar ao Mundo individual­idades que se destacam pela sua qualidade e pela maravilha do improviso. Cristiano Ronaldo é hoje, e cada vez mais, um nome incontorná­vel, é ele quem carrega o sonho de Portugal fazer um brilharete no Mundial da Rússia. E assume esse papel sem qualquer problema, sem qualquer vaidade, dividindo por todos os lucros que consegue sozinho ou por iniciativa­s individuai­s. Como foi o caso – e tantas vezes isso já aconteceu – neste jogo com a Espanha, que deixou todo o Mundo de boca aberta, especialme­nte pela beleza do último golo. Cinco passos atrás, concentraç­ão absoluta, o remate com o arco perfeito para o golo. Começam a faltar adjetivos para definir este verdadei- ro craque mundial, o melhor do Mundo! Nós estamos a viver de perto a história que se vai eternizar e que será contada vezes sem conta no futuro. Somos uns privilegia­dos por isso e devemos valorizar ao máximo este privilégio que Ronaldo nos dá. Grande Cristiano.

É ele quem dá mais vida a esse

sonho português de chegar muito longe neste Mundial. Claro que há toda uma equipa à volta dele, que trabalha muito em função dele, e que trabalha bem. Anteontem, nem tudo correu pelo melhor. O adversário era a poderosa Espanha, e quão poderosa ela conseguiu ser ao longo do jogo, e nem o facto de sabermos desse poder evitou que fosse superior. A Espanha jogou o seu jogo, aquele jogo de passes e movimentaç­ões constantes que joga há dez anos, e que lhe tem valido títulos europeus e mundiais. Demonstrou ser favorita a vencer o torneio e, até por isso, o resul- tado de Portugal deve ser considerad­o positivo. A Espanha foi superior em muitos momentos do jogo, mas Portugal soube responder com raça, determinaç­ão e... com Ronaldo. Fernando Santos disse no final que há coisas a corrigir. A começar pela postura no jogo com Marrocos, que não poderá ser a mesma. Teremos de ter mais bola, teremos de ser mais constantes no ataque, teremos de ter mais atenção no processo defensivo. A agressivid­ade que faltou no jogo com a Espanha, tem de sobrar no jogo com Marrocos, que é uma equipa inte- ressante, movimenta-se muito bem no ataque, tem jogadores velozes, mas falha muito a defender.

Acredito que Fernando Santos

vai mexer na equipa, o adversário é outro e não pode haver tanta passividad­e. Portugal tem de assumir o jogo, tem de mandar desde o início, e sei que o vai fazer, porque esta seleção tem muitos predicados. Acontece que não está a 100 por cento – Fernando Santos já tinha avisado para esse pormenor –, mas tem todas as condições para nos dar uma grande alegria.

ACREDITO QUE FERNANDO SANTOS VAI MEXER NA EQUIPA. NÃO PODE HAVER PASSIVIDAD­E

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal