Record (Portugal)

Mundial: está porreiro, pá!

- Eládio Paramés Empresário

Não esperava muito deste Mundial. Admitia que a supremacia das seleções mais cotadas se iria confirmar e que, por isso, o campeonato perderia interesse. Estas primeiras jornadas mostraram que estava enganado e aquilo que se está a passar na velha Rússia leva-me a ‘roubar’ uma frase proferida por um conhecido político: ‘Porreiro, pá!’

E estáporrei­ro porque nele háde tudo. No pontapé na bola propriamen­te dito, a Alemanha poderosa perdeu, sem espinhas, com o México lindo e o resultado do jogo até provocou um terramoto neste país. Ao contrário daquilo que se vaticinava, a ‘escandalos­a’ farra dos jogadores mexicanos não lhes retirou potência. Porreiro, pá.

Tambémo Brasilnão foicapaz de bater a bem afinadinha Suíça. Neymar poderia ter sido o canivete que abriria aquela defesa, mas estava com a lâmina romba e levou castanhada em barda, no relvado e fora dele. Sim, porque os media brasileiro­s, o mínimo que disseram dele é que deveria ter ido mais cedo tomar banho. Porreiro, pá!

E, paraque uns não se rissem dos outros, a Argentina também empatou com os novatos nestas andanças da Islândia. José Mourinho justificou o resultado, dizendo que os islandeses comiam muita carne desde pequeninos... Carne argentina, provavelme­nte. E claro que quem ‘comeu’ pela me- dida grande foi Messi, que voltou a não demonstrar ser a estrela que de facto é, para gáudio da imprensa madrilena e desespero da barcelonis­ta. Porreiro, pá!

E jáque estamos emmaré de ‘empatas’, assinalemo­s o empate da Espanha com Ronaldo. Sim, porque estamos de acordo com o sr. Engenheiro, que apenas deu 6, num máximo de 10, à nossa exibição coletiva. O terceiro golo do madeirense, de livre direto, ficará para a história, tal como a frangalhad­a de De Gea no segundo. Pode ser que assim o Real Madrid não insista na sua contrataçã­o, o que certamente alegrará o treinador do Manchester United.

Mas também fora da bola está porreiro. Para além do empate que irritou os espanhóis, o inopinado despedimen­to do ‘selecionad­or traidor’ na véspera do arranque da competição ainda hoje se discute e quase bate o outro tema que está na berra: a substituiç­ão do guarda-redes. O melhor seria mesmo Hierro fazer aquilo que dizia o outro: “Ponga los dos!” E mais porreiro ainda foi a expulsão de Kalinic da concentraç­ão da Croácia, acusado de ser calinas e não querer jogar só os 5 m finais. E ainda que o Panamá fosse pequeno para os belgas, os suecos não tenham ficado com os olhos em bico e a Tunísia mostrado que não serve apenas como destino de férias… o Mundial está porreiro, pá!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal