Record (Portugal)

O segundo melhor do Mundo

-

NESTE JOGO, NÃO SERVE DE NADA SER “O FILHO QUE QUALQUER PAI E MÃE DESEJAM”

Exige- se demasiado do segundo melhor jogador de futebol do Mundo. O selecionad­or Sampaoli organiza toda uma equipa a trabalhar para que ele resolva. Mas como poderia fazê-lo, se faltam lá todas as principais estrelas do Barcelona? São injustiças como esta que os críticos do segundo melhor jogador de futebol do Mundo fingem não ver.

Todos sabemos que é “bomrapaz”, como afirmou Blatter, (antes ainda de ter sido suspenso da FIFA por corrupção), mas esse é outro desporto. Neste jogo, com bola e duas balizas, não serve de nada ser “o filho que qualquer pai e mãe desejam”, como disse Blatter na mesma ocasião.

É verdade que um jogador baixinho, com permanente cara de sonso, é menos ameaçador para a maioria dos egos masculinos do que outro, penteado e com uma musculatur­a abdominal inacessíve­l aos Blatters desta vida, mas também isso não é futebol.

Tudo indica que, este ano, não lhe vai ser atribuído o prémio de melhor jogador do torneio, como aconteceu, ridiculame­nte, há quatro anos, no Brasil. Nessa ocasião, em sete jogos o segundo melhor jogador de futebol do Mundo marcou quatro golos, o mesmo número que o melhor jogador de futebol do mundo marcou este ano em dois jogos.

Mas, como tantas vezes se diz, o melhor jogador de futebol do Mundo é sobretudo um finalizado­r. Ninguém lhe nega a eficácia e a elegância. O que é de estranhar é que o segundo melhor jogador de futebol do Mundo, conhecido como construtor de jogo e tão generoso nas assistênci­as aos seus companheir­os, não esteja a ser capaz de dar o esperado apoio à sua seleção. Será que também precisa que joguem todos para ele? Mas não foi isso que aconteceu nestes dois jogos? Peço desculpa por estar a cair no erro que eu próprio apontei anteriorme­nte. Afinal, repetindo-me, faltam lá as principais estrelas do Barcelona.

Os adeptos da Argentina têm de ser mais comedidos com a pressão que colocam nos ombros do segundo melhor jogador do Mundo, ‘pobrecito’. O penálti contra a Islândia não foi apenas falhado por ele, também foi defendido pelo Halldórson, guarda-redes e realizador de cinema. Não foi apenas falta de mérito de um, também foi mérito do outro.

Nos anos oitenta, a Argentina teve um importante jogador de futebol, atual comediante e/ou estrela de reality show. Neste momento, para além do Papa, a Argentina tem o segundo melhor jogador de futebol do Mundo. Com a enorme divulgação deste desporto em todos os continente­s, possuir o segundo melhor jogador de futebol do Mundo é um feito extraordin­ário. Muitos parabéns por isso. *

 ?? José Luís Peixoto Escritor ??
José Luís Peixoto Escritor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal