Record (Portugal)

Beleza da noite

- César Rodrigues Investigad­or

Hoje joga a Polónia de Zbigniew Boniek, o Bello di Notte. Uma nomeação patrocinad­a por Gianni Agnelli, presidente da Juventus, que se enamorou pelas belas exibições de Boniek ao cair das noites de Turim.

O epíteto é redutor. Boniek não tinha apenas um futebol noctívago, e se em boa hora Agnelli o contratou, Bello di Notte era jogador que não ‘via a hora’ para, a qualquer momento, juntar estética ao jogo. A partir do centro do terreno, socorria-se de apurada técnica para criar momentos de genialidad­e.

Boniek participou nos torneios de 1978 (Argentina), 1982 (Espanha) e 1986 (México). As suas exibições e os quatro golos marcados em 1982 contribuír­am decisivame­nte para o 3.º lugar Mundial, só caindo perante a futura campeã Itália que, na primeira fase, alcançara três empates… ‘Déjà vu?’ A cumprir suspensão no jogo das meias-finais, viu os dois golos de Paolo Rossi cada vez mais com o ‘Mundial a seus pés’!

As atuações do polaco levaram- no a Turim e foram decisivas para o terceiro melhor para a Bola de Ouro desse ano, atrás do francês Giresse e do vencedor… Rossi. Jogaria ainda na AS Roma, num tempo em que dois polacos dirigiam as maiores instituiçõ­es lá do burgo, o Futebol e a Religião. Era o tempo de Boniek e de João Paulo II!

Em 1978, estreou-se em Mundiais e marcou dois golos ao México, mas, em 1982, dupli- cou esses números, maravilhou os adeptos e ‘ligou’ uma compacta seleção polaca. O jogo efetuado com a Bélgica sintetizou a sua categoria: marcou três golos, todos os que esse encontro produziu.

Em 1986, Boniek jogou contra Portugal e contribuiu para uma vitória polaca que

EM 1986, BONIEK JOGOU CONTRA PORTUGAL E CONTRIBUIU PARA A VITÓRIA POLACA

prenunciou o início do fim da participaç­ão portuguesa. O golo seria marcado por Smolarek, que, anos antes, batizara o filho com o nome de Euzebiusz (um Eusébio presente no Mundial de 2006).

Em 1984, na final da Taça das Taças, já Bello di Notte tinha estragado outra noite aos portuguese­s, ao marcar o golo da vitória por 2-1 perante o FC Porto.

Mais logo, contra a Colômbia, os polacos jogarão em horário noturno. Será Lewandowsk­i capaz de encarnar o registo Bello di Notte?

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal