Record (Portugal)

HÁ MUITA PAIXÃO

- LUÍS MÓSCA

VENCEDORMA­SCULINO ERAO FAVORITO “Temos de ter o controlo sobre a prova devido ao calor. Fui gerindo”, disse o atleta do Beja AC

Bruno Paixão confirmou o favoritism­o e bateu a concorrênc­ia. Habituado a participar na Liga Allianz Running Record, o atleta alentejano sorri, quando lhe perguntamo­s sobre a dureza da competição. Um atleta de Portalegre que já represento­u o Benaventen­se, entre outros emblemas, veste atualmente a camisola do Beja Atlético Clube.

“É uma prova em que temos de ter o controlo, devido ao calor. Fui gerindo, sobretudo a partir dos 5 quilómetro­s, vi que o percurso era ao meu jeito. Sou de Portalegre e seria gratifican­te ganhar aqui nesta cidade, Património Mundial.

TAMBÉM A CAMPEÃ FEMININA DESTACOU COMO GRANDE DIFICULDAD­E AS ALTAS TEMPERATUR­AS

Tenho feito bons resultados, fui o melhor português na meia maratona em Lisboa, e vou tentar fazer maratonas lá fora, na Europa. E tentar melhorar a minha marca na maratona portuguesa”. Quanto ao percurso, não hesita em elogiar a organizaçã­o. “Tem muita calçada, plano, tem algumas subidas, mas é relativame­nte fácil, a organizaçã­o tem muito mérito, havia abastecime­ntos. A maior dificuldad­e foi o último quilómetro, não sou herói, o calor estava muito forte.”

Raquel Trabuco alinhou pelo mesmo diapasão. O calor, claro. Violento e forte inimigo dos atle- tas. “O percurso era duro, de paralelos, mas o principal adversário foi o calor, horrível a esta hora, e isso desgastou muito. Neste momento, quero é fazer provas para ganhar ritmo. Fui mãe há seis meses, preciso correr em competição, porque estou longe da melhor forma. Mas vou aparecer.” Filipe Fialho tem 20 anos e já conheceu a glória. Campeão nacional de juniores dos 3000 metros e corta-mato, é uma das promessas do atletismo nacional. Representa o Grupo Desportivo dos Dianas, de Évora, mas não foi além do 4º lugar. Caiu a meio do percurso. “Foi já no retorno, havia umas pequenas pedras, escorregue­i, mas foi o calor o principal inimigo. Não conseguimo­s correr com o mesmo ritmo”, explicou. *

 ??  ?? MAIS ALTO. Bruno Paixão e Raquel Trabuco foram os vencedores em Évora
MAIS ALTO. Bruno Paixão e Raquel Trabuco foram os vencedores em Évora
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal