Record (Portugal)

EMPRÉSTIMO­S PODEM PARAR

- PEDRO PONTE E VALTER MARQUES

PORTA 18. Este caso levou a Polícia Judiciária (PJ) à Luz a 26 de agosto de 2015, em busca de provas relativas aos crimes de tráfico de droga e posse de arma ilegal. José Carriço, antigo motorista de Luís Filipe Vieira, foi mesmo condenado.

VOUCHERS. No dia 11 de outubro de 2016, foram recolhidas provas por parte da PJ por alegada corrupção a equipas de ar-   A SAD do Benfica está a equacionar a hipótese de deixar de emprestar jogadores a clubes portuguese­s. A garantia foi dada por Luís Filipe Vieira, que se diz cansado de todas as recentes suspeitas. “Tudo isto leva-nos a equacionar se iremos continuar a contratar ou emprestar jogadores em Portugal. O que está aqui em causa, acima de tudo, é a idoneidade dos clubes e dos jogadores”, afirmou o dirigente, lembrando que Sporting e FC Porto também tiveram vários futebolist­as cedidos durante a última época: “Partindo do pressupost­o que todos os clubes em Portugal emprestam ou contratam jogadores, neste momento estão todos em investigaç­ão... Até dá a ideia de que nem bitragem, observador­es e delegados. A UEFA arquivou, recentemen­te, o processo.

EMAILS. Este caso rebentou no dia 19 de outubro de 2017 com as buscas na Luz, depois de várias denúncias do FC Porto levadas a cabo no Porto Canal.

LEX. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, foi constituíd­o arguido nesta operação que é o Benfica que empresta mais jogadores.”

No quadro ao lado é possível perceber que, durante toda a temporada, o FC Porto foi a equipa que menos jogadores cedeu a outras equipas da Liga (8). Por outro lado, Sporting e Benfica emprestara­m em 2017/18, no total, 11 futebolist­as a vários clubes do principal escalão do futebol português. Refira-se que os encarnados têm sido atacados pelos rivais pelo facto de realizarem negócios que, acusam, podem ser ‘empréstimo­s encapotado­s’. O caso de João Amaral foi mesmo abordado por Luís Filipe Vieira. O médio, que estava no V. Setúbal, defrontou o Benfica na primeira metade da época mas já não o fez a partir de investiga suspeitas de corrupção, tráfico de influência­s, recebiment­o indevido de vanta- janeiro. Viria a ser oficializa­do como reforço este verão. Segundo as águias, a cláusula de preferênci­a sobre o jogador foi acionada apenas em janeiro, motivo pelo qual já não defrontou o Benfica na segunda volta da Liga.

Uma situação mais recente é a de Alfa Semedo, médio que o Benfica vai recomprar ao Moreirense gens, branqueame­nto e fraude fiscal. A PJ realizou buscas na Luz a 30 de janeiro.

E-TOUPEIRA. Paulo Gonçalves (à direita), assessor jurídico da SAD, foi detido a 6 de março e constituíd­o arguido neste caso, que recai sobre suspeitas de corrupção, acesso ilegítimo, violação de segredo de justiça, falsidade informátic­a e favorecime­nto pessoal. depois de o ter cedido em definitivo no início da última época. Neste caso – como em muitos outros (Bruno Varela, por exemplo, foi recomprado ao V. Setúbal por 100 mil euros) –, a SAD ficou com metade dos direitos económicos e decidiu avançar para a compra (2 milhões de euros), face ao interesse do Club Brugge. * FRAUDE FISCAL. O último caso remonta a 6 de junho. A PJ fez buscas na SAD por suspeitas de branqueame­nto de capitais e fraude fiscal. LISTA DE JOGADORES

Suspeitas levam SAD do Benfica a equacionar deixar de ceder atletas a outros clubes nacionais “O QUE ESTÁ AQUI EM CAUSA, ACIMA DE TUDO, É A IDONEIDADE DOS CLUBES E DOS JOGADORES”, AFIRMOU O PRESIDENTE

 ??  ??
 ??  ?? DE VOLTA. Yuri Ribeiro jogou no Rio Ave em 2017/18
DE VOLTA. Yuri Ribeiro jogou no Rio Ave em 2017/18

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal