Record (Portugal)

“Gosto de fazer a ala toda”

Suíço assume-se como lateral ofensivo e garante que está preparado para este desafio

- RUI SOUSA

negócio tinha sido fechado há mais de uma semana, mas só ontem é que o FC Porto oficializo­u a contrataçã­o de Saidy Janko. O suíço, de 22 anos, assinou contrato até 2022 e vai começar a trabalhar às ordens de Sérgio Conceição na próxima segunda-feira, dia em que o plantel inicia a preparação da nova época.

Depois de tomar contacto com a realidade do clube e conhecer os cantos à casa, o lateral que jogava no Saint-Étienne falou pela primeira vez como jogador do FC Porto. E fê-lo para dar conta da satisfação de chegar nesta fase da sua carreira a um clube de tamanha dimensão. “Estou preparado para a pressão, caso contrário nem tinha vindo. Adoro desafios e penso que posso conquistar grandes coisas com o FC Porto. Este é o maior clube, ou um dos maiores, que já represente­i. É um grande desafio para mim e estou ansioso por enfrentá-lo”, começou por referir o internacio­nal sub-21 suíço, aos canais de informação do FC Porto, assumindo-se como um jogador de caracterís­ticas ofensivas: “Sou rápido, forte fisicament­e e gosto de fazer a ala toda.”

Em termos de objetivos, Janko aponta não só ao título nacional como a outros troféus, dando como justificaç­ão a grandeza do clube. “Quem não conhece o FC Porto? É um clube enorme, conhecido em todo o Mundo. Tem um grande apoio dos seus adeptos e já venceu, por exemplo, a Liga dos Campeões. Espero acabar a próxima época com o título – aliás, com o máximo de títulos. O FC Porto é um clube vencedor, consegue sempre conquistar títulos e tem sempre êxito. É para isso que aqui estou”, apontou com convicção o segundo reforço confirmado pelos dragões para a próxima temporada, depois do também lateral-direito João Pedro. Apesar dos seus 22 anos, Janko já passou por quatro países (Suíça, Inglaterra, Escócia e França). Um currículo que, no seu entender, poderá ser importante para cumprir esta missão: “Tenho experiênci­a em alguns países, diferentes culturas e diferentes estilos de futebol, o que pode ajudar a acrescenta­r algo ao futebol que quero apresentar aqui.” *

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal