Record (Portugal)

MBEMBA IMINENTE

FALHA INÍCIO DE PRÉ-ÉPOCA NO NEWCASTLE

- ANDRÉ MONTEIRO E RUI SOUSA

Mbemba não compareceu ao primeiro dia de trabalhos de préépoca daquele que ainda é, pelo menos por agora, o seu clube, o Newcastle. A ausência do defesacent­ral de 23 anos foi um dos grandes destaques do dia, vincado até pelos adeptos dos magpies nas redes sociais afetas ao clube. O facto dá sinais claros quanto ao fim de ciclo do congolês no emblema do norte de Inglaterra, pelo que a sua mudança para o Estádio do Dragão se apresenta como cada vez mais iminente. Logo pela manhã, Rafa Benítez foi recebendo os seus jogadores para o arranque dos trabalhos de 2018/19. A chegada do técnico e do grosso do plantel foi testemunha­da a conta-gotas pela imprensa local, que documentou esses momentos tanto em vídeo como através de fotografia. Mbemba não foi visto, nem sequer constou dos registos multimédia que o próprio clube publicou no seu site e, muito menos, foi referencia­do de alguma forma, pois o Newcastle em momento algum fez um ponto de situação sobre os jogadores que se apresentar­am ao serviço do treinador espanhol. Assim, subsistem dúvidas se Mbemba foi devidament­e autorizado pelo emblema britânico a não comparecer no arranque dos treinos ou se o fez à revelia do Newcastle, como forma de forçar a sua saída de St. James Park. Porém, é certo que o africano não esteve presente, assim como Mikel Merino. De resto, as situações dos dois jogadores são de alguma forma semelhante­s, uma vez que também o espanhol está de saída do clube, devendo reforçar a Real Sociedad.

Tanto quanto foi possível apurar, o FC Porto e o Newcastle continuam a trabalhar sobre um acordo total pela transferên­cia do central, cuja consumação, face à diferença de 2 milhões de euros com que iniciaram as negociaçõe­s, não estará em causa. Chancel Mbemba será assim oficializa­do como reforço dos azuis e brancos a breve trecho.

Ainda que o congolês seja a prioridade da SAD – e de Sérgio Conceição – para suprir a vaga deixada em aberto pela saída de Marcano, é possível que o FC Porto avance ainda para a contrataçã­o de um outro defesa-central. O objetivo é que, além de Felipe e Mbemba, o técnico conte com mais uma opção de créditos firmados, potenciand­o assim a concorrênc­ia direta na posição, à semelhança do que acontecia em 2017/18 com Felipe, Marcano e Diego Reyes. *

CHEGADA DO CONGOLÊS NÃO ENCERRA O DOSSIÊ CENTRAIS, POIS PODE SER CONTRATADO OUTRO REFORÇO PARA O POSTO

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal