Record (Portugal)

Desporto deve ser inclusivo

-

Atualmente, já não se pode fugir aos novos e vários desafios que se colocam no Desporto. Assistimos constantem­ente a conquistas de atletas e à sua consequent­e valorizaçã­o, enquanto muitas pessoas fantástica­s, no Desporto Paralímpic­o, não merecem igual destaque.

De acordo com os registos oficiais, cerca de um milhão de portuguese­s possui algum tipo de deficiênci­a, situando-se a taxa nacional de praticante­s desportivo­s portadores de deficiênci­a nos 0,3% (cerca de 3.000 atletas), dos quais 25% são femininos (registados na Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiênci­a). Estes/as atletas, mesmo com todas as vicissitud­es, lutam, com perseveran­ça, para conseguire­m chegar ao mais alto nível, enfrentand­o constrangi­mentos múltiplos, vencendo barreiras, momentos de dúvida, de desapontam­ento e até de frustração.

ADeclaraçã­o Universal dos Direitos Humanos proclama que todos os indivíduos, com ou sem deficiênci­a, têm o direito à igualdade. É da máxima importânci­a que se eliminem estereótip­os, preconceit­os e desigualda­de entre os/as atletas. Cada um/a tem valor e constitui uma peça do puzzle da História do país e da comunidade, mostrando ao Mundo que o céu é o limite para os sonhos. É fundamenta­l que todos tenhamos os mesmos princípios éticos e morais a nível desportivo e que consigamos, assim, encarar a diferença de um modo inclusivo, na vida e no desporto.

 ??  ?? DESPORTO COM VALORES
DESPORTO COM VALORES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal